COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Prouni oferece bolsas de estudos para 12 cursos em Penápolis

Educação

Inscrições começaram ontem (12) e se encerram na sexta-feira (15), no site do programa

Em Penápolis, são 12 graduações com bolsas de estudos 100% integrais

Em Penápolis, são 12 graduações com bolsas de estudos 100% integrais. Foto: Ilustração

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Instituições particulares de ensino superior que aderiram ao Prouni (Programa Universidade para Todos), do governo federal, estão ofertando bolsas de estudo na primeira seleção de 2021. Em Penápolis, são 12 graduações, sendo Administração; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Artes Visuais; Ciências Contábeis; Educação Física; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Gestão da Qualidade; Gestão de Recursos Humanos; História; Pedagogia e Serviço Social.

Todas elas são 100% integrais e, entre as universidades com vagas abertas, estão Unicesumar, Unopar e a Unip. Na região, a maior parte é em Araçatuba, com 51. Na sequência, aparece Lins, com 22; Birigui (13); Ilha Solteira (11); Valparaíso (8); Promissão (4). Com dois cursos cada, estão Andradina, Mirandópolis e Pereira Barreto.

Buritama e General Salgado há apenas uma bolsa cada para o curso de pedagogia. Em todo o Brasil, são 162.022, conforme o MEC (Ministério da Educação). O órgão informou ainda que, do total ofertado, 76.855 serão bolsas integrais e 85.167, parciais, com 50% de desconto sobre o valor do curso.


INSCRIÇÕES

A relação das instituições e dos cursos disponíveis pode ser consultada na página do Prouni (prouniportal.mec.gov.br). No site, é possível pesquisar as opções ofertadas por cidades e por tipo de bolsa - integral e parcial – e modalidade - presencial e a distância. As inscrições começam hoje (12) e se encerram na sexta-feira (15).

De acordo com o MEC, os Estados com maior número é São Paulo, com 41.337; Minas Gerais (18.246); Paraná (14.667) e Rio Grande do Sul (10.525). Para concorrer às bolsas integrais, o estudante precisa comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo - R$ 1.650 - por pessoa.

Para as parciais, deve ser de até três salários mínimos por pessoa (R$ 3,3 mil). É preciso ainda que o candidato, na edição mais recente do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha zerado na redação.

Os interessados precisam também comprovar ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou privada, desde que na condição de bolsista integral. Professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa. Neste caso, não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.

Como o resultado do Enem do ano passado só será divulgado após o término do processo seletivo, neste semestre, excepcionalmente, os interessados serão selecionados conforme as notas de 2019. O MEC aplicará as provas nos dois próximos domingos – dias 17 e 24 – em todo o território brasileiro. O exame terá 14 mil locais de prova e 205 mil salas em todo o país.

Com relação aos Estados, São Paulo é o que tem o maior número de inscritos, com 910.482, seguido por Minas Gerais (577.227) e Bahia (446.978). Os com menor número são: Roraima (16.897), Acre (41.841) e Amapá (47.279). O resultado da 1ª chamada será divulgado no dia 19. O Prouni oferece ainda duas oportunidades para os candidatos concorrerem às bolsas de estudo, que são a segunda chamada e a lista de espera. O cronograma completo também pode ser consultado na página do programa.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.