Psicólogo Júlio Ribeiro recebe comenda “Consciência Negra”
Cidade
A entrega da honraria ocorreu através da vereadora professora Jandinéia (PT)
Da Redação 23/11/2023Num reconhecimento à sua destacada atuação, incluindo as partes profissional, social e em prol da igualdade racial, o psicólogo Júlio César Santos Ribeiro recebeu a Comenda Consciência Negra- Memórias de Zumbi dos Palmares, na sessão ordinária terça-feira, dia 21, da Câmara Municipal de Penápolis.
A entrega da honraria ocorreu através da vereadora professora Jandinéia (PT). A cerimônia da homenagem, conduzida pelo presidente do Legislativo, Ivan Sammarco (UNIÃO BRASIL), teve a participação do prefeito Caíque Rossi.
VIDA
Filho de Celídio Ribeiro de Jesus e de Ávia Pereira dos Santos Ribeiro, Júlio César Santos Ribeiro nasceu dia 16 de abril de 1982 em Santópolis do Aguapeí. Tem três irmãos: João Victor, Jorge Augusto e Maurício Ribeiro.
Na infância já demonstrava interesse pela leitura e estudos. Ainda quando criança, sofreu marcante discriminação por causa da cor da sua pele por uma colega de classe. No início da sua adolescência mudou-se com sua família para Penápolis.
Na Escola Dr. Carlos Sampaio Filho foi aluno de destaque, sendo incentivado pelo diretor Osmar de Almeida, o Mazinho. Aos 18 anos de vida conquistou no ano 2000 aprovação em concurso público para agente penitenciário, função que exerceu por 13 anos, entre 2002 e 2015.
Apesar de emprego com estabilidade, decidiu deixá-lo e passou a trabalhar como psicólogo após formar-se em psicologia pela FUNEPE. Tem diversas ações voluntárias, como na presidência do Conselho Municipal de Saúde e da Associação Unidos pela Vida, responsável pela administração da Casa Abrigo.
Júlio Ribeiro promove palestras sobre vários temas de interesse da sociedade. É ativista religioso em prol da disseminação das religiões de matrizes africanas, especialmente na umbanda. Casado com a psicóloga Sandra da Mata, tem um filho, Miguel. (*) Imprensa/Câmara
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.