JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

PT reúne lideranças regionais em Araçatuba

Política

Foram mais de 200 pessoas, de 48 municípios, reunidas no encontro promovido pela Macro Regional

Encontro regional foi realizado na Câmara de Vereadores de Araçatuba no último domingo, dia 9

Encontro regional foi realizado na Câmara de Vereadores de Araçatuba no último domingo, dia 9. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Paulo realizou na manhã do último domingo (9) mais uma edição da Jornada de Mobilização Regional nas Macrorregiões do estado. O encontro, que reuniu mais de 200 pessoas, ocorreu na Câmara Municipal de Araçatuba e contou com as presenças de presidentes de diretórios municipais, vereadores(as) e a militância de quase todos os 48 municípios da Macro.

Em todas as regiões em que o partido promoveu encontros, além de avaliar os 6 meses de Governo Lula, as pautas das plenárias, as análises de conjuntura nacional, estadual e regional, e a organização partidária também foram temas de debates.

Em Araçatuba não foi diferente, com a organização dos Diretórios e Comissões Provisórias e de formação política e burocrática, promovido os debates tendo em vista a Legislação Eleitoral. Os presentes também fizeram um diagnóstico regional para as eleições municipais de 2024 focando as discussões que envolvem o PT e a Federação Brasil da Esperança, com o PV e PC do B.

A Executiva Estadual esteve representada pelo presidente Kiko Celeguim; Cilene Óbici, secretária de Finanças; Luiz Turco, secretário de Organização; Ana Perugini, deputada estadual; Delúbio Soares (ex-tesoureiro Nacional); Wellington Diniz, secretário de Movimentos Populares; Sabrina Diniz, superintendente do INCRA; Taís Maciel, secretária de Formação, e Fernando Zar, coordenador da Macro regional, que congrega os 48 municípios da região de Araçatuba.


COMUNICAÇÃO

O presidente estadual, Kiko Celeguim, fez uma análise de conjuntura sobre as conquistas do Governo Lula neste primeiro semestre de 2023, a retomada do desenvolvimento econômico e social e a relação com o Congresso Federal. Salientou a importância de o partido reforçar a comunicação com os municípios e suas respectivas lideranças para que os investimentos do Governo Lula sejam informados à população local.

Falou sobre a oposição liderada pelo ex-presidente, dando a expectativa de que em 2024 o cenário nos municípios de São Paulo tende a melhorar para esquerda e aos movimentos progressistas liderados pelo PT.

A deputada Ana Perugini destacou que a bancada federal e estadual do partido estará presente mensalmente em agendas regionais para ajudar o PT nos municípios a debaterem políticas públicas e respaldar a militância.

Fernando Zar, coordenador regional, destacou a importância da mobilização em torno dos projetos do PT para as eleições 2024; apontou a necessidade dos participantes das plenárias reproduzirem as informações em seus diretórios locais para que todos atuem numa mesma direção, na construção das propostas para a disputa eleitoral e estratégias de fortalecimento do partido, inclusive com campanhas para novos filiados.

Também destacou o desempenho positivo na eleição presidencial, apesar de apenas 7 municípios da região terem dado a vitória ao presidente Lula. “Porém em apenas duas cidades da região o desempenho ficou abaixo dos 30%; em média a maioria passou dos 35% e Itapura se destacou por ter sido a cidade da Macro no estado com maior votação chegando aos 72% dos votos”, destacou o coordenador.

Já Luiz Turco falou sobre a organização do partido, a reestruturação dos diretórios, a projeção para as eleições 2024 (alianças partidárias, formação de chapas) e a relação com a Federação Brasil da Esperança, enquanto Cilene Óbic abordou o tema das finanças e a questão da prestação de contas nos diretórios.

Sabrina Diniz, superintendente do Incra, fez questão de ressaltar que participava do evento como militante partidária e enfatizou as lutas pelos assentamentos, bem como a estrutura encontrada pelas equipes que trabalham nos projetos que serão desenvolvidos no Governo Lula.


REPRESENTAÇÃO

Ao final do evento a vereadora professora Jandinéia, que também é presidente do Diretório Municipal do PT em Penápolis, destacou a representatividade da plenária para a região, com debates de alto nível, que teve uma presença superior a 200 pessoas. “Fiquei extremamente revigorada com o que vimos e ouvimos aqui hoje. Reuniões como essas deveriam ocorrer sempre, pois nos dá um ânimo muito grande para continuarmos lutando por um Brasil cada vez melhor”, disse a vereadora.

Destacou ainda sobre a importância das lideranças e militantes defenderem o Governo Lula em seus municípios e a necessidade de que essas informações e iniciativas, através das macros e diretórios municipais, sejam potencializadas junto à população de cada cidade.

Após uma confraternização, ao final do evento, o coordenador Fernando Zar disse que todos chegam com o espírito renovado e a esperança de que a partir deste momento o PT se organize e dispute, em 2024, o maior número de prefeituras possível e eleja bancadas de vereadores em todas as cidades. (*) Por Carlos Netto, com informações da Assessoria de Imprensa da Macro Araçatuba



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.