PT reúne lideranças regionais em Araçatuba
Política
Foram mais de 200 pessoas, de 48 municípios, reunidas no encontro promovido pela Macro Regional
Da Redação 13/07/2023O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Paulo realizou na manhã do último domingo (9) mais uma edição da Jornada de Mobilização Regional nas Macrorregiões do estado. O encontro, que reuniu mais de 200 pessoas, ocorreu na Câmara Municipal de Araçatuba e contou com as presenças de presidentes de diretórios municipais, vereadores(as) e a militância de quase todos os 48 municípios da Macro.
Em todas as regiões em que o partido promoveu encontros, além de avaliar os 6 meses de Governo Lula, as pautas das plenárias, as análises de conjuntura nacional, estadual e regional, e a organização partidária também foram temas de debates.
Em Araçatuba não foi diferente, com a organização dos Diretórios e Comissões Provisórias e de formação política e burocrática, promovido os debates tendo em vista a Legislação Eleitoral. Os presentes também fizeram um diagnóstico regional para as eleições municipais de 2024 focando as discussões que envolvem o PT e a Federação Brasil da Esperança, com o PV e PC do B.
A Executiva Estadual esteve representada pelo presidente Kiko Celeguim; Cilene Óbici, secretária de Finanças; Luiz Turco, secretário de Organização; Ana Perugini, deputada estadual; Delúbio Soares (ex-tesoureiro Nacional); Wellington Diniz, secretário de Movimentos Populares; Sabrina Diniz, superintendente do INCRA; Taís Maciel, secretária de Formação, e Fernando Zar, coordenador da Macro regional, que congrega os 48 municípios da região de Araçatuba.
COMUNICAÇÃO
O presidente estadual, Kiko Celeguim, fez uma análise de conjuntura sobre as conquistas do Governo Lula neste primeiro semestre de 2023, a retomada do desenvolvimento econômico e social e a relação com o Congresso Federal. Salientou a importância de o partido reforçar a comunicação com os municípios e suas respectivas lideranças para que os investimentos do Governo Lula sejam informados à população local.
Falou sobre a oposição liderada pelo ex-presidente, dando a expectativa de que em 2024 o cenário nos municípios de São Paulo tende a melhorar para esquerda e aos movimentos progressistas liderados pelo PT.
A deputada Ana Perugini destacou que a bancada federal e estadual do partido estará presente mensalmente em agendas regionais para ajudar o PT nos municípios a debaterem políticas públicas e respaldar a militância.
Fernando Zar, coordenador regional, destacou a importância da mobilização em torno dos projetos do PT para as eleições 2024; apontou a necessidade dos participantes das plenárias reproduzirem as informações em seus diretórios locais para que todos atuem numa mesma direção, na construção das propostas para a disputa eleitoral e estratégias de fortalecimento do partido, inclusive com campanhas para novos filiados.
Também destacou o desempenho positivo na eleição presidencial, apesar de apenas 7 municípios da região terem dado a vitória ao presidente Lula. “Porém em apenas duas cidades da região o desempenho ficou abaixo dos 30%; em média a maioria passou dos 35% e Itapura se destacou por ter sido a cidade da Macro no estado com maior votação chegando aos 72% dos votos”, destacou o coordenador.
Já Luiz Turco falou sobre a organização do partido, a reestruturação dos diretórios, a projeção para as eleições 2024 (alianças partidárias, formação de chapas) e a relação com a Federação Brasil da Esperança, enquanto Cilene Óbic abordou o tema das finanças e a questão da prestação de contas nos diretórios.
Sabrina Diniz, superintendente do Incra, fez questão de ressaltar que participava do evento como militante partidária e enfatizou as lutas pelos assentamentos, bem como a estrutura encontrada pelas equipes que trabalham nos projetos que serão desenvolvidos no Governo Lula.
REPRESENTAÇÃO
Ao final do evento a vereadora professora Jandinéia, que também é presidente do Diretório Municipal do PT em Penápolis, destacou a representatividade da plenária para a região, com debates de alto nível, que teve uma presença superior a 200 pessoas. “Fiquei extremamente revigorada com o que vimos e ouvimos aqui hoje. Reuniões como essas deveriam ocorrer sempre, pois nos dá um ânimo muito grande para continuarmos lutando por um Brasil cada vez melhor”, disse a vereadora.
Destacou ainda sobre a importância das lideranças e militantes defenderem o Governo Lula em seus municípios e a necessidade de que essas informações e iniciativas, através das macros e diretórios municipais, sejam potencializadas junto à população de cada cidade.
Após uma confraternização, ao final do evento, o coordenador Fernando Zar disse que todos chegam com o espírito renovado e a esperança de que a partir deste momento o PT se organize e dispute, em 2024, o maior número de prefeituras possível e eleja bancadas de vereadores em todas as cidades. (*) Por Carlos Netto, com informações da Assessoria de Imprensa da Macro Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.