BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Quadrilha usava casa no Dona Amélia para guardar mais de 600 quilos de cocaína

Polícia

Deic de Araçatuba participou da ação realizada pelo Denarc, de São Paulo, que resultou na prisão de 4 homens; droga seria distribuída para todo País

Droga estava em um cômodo da casa e um espaço parecido como um 'bunker", com acesso por um buraco na parede

Droga estava em um cômodo da casa e um espaço parecido como um 'bunker", com acesso por um buraco na parede. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA RODAPÉ 1 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Uma residência no bairro Dona Amélia, em Araçatuba (SP), estava sendo utilizada por uma quadrilha para guardar os mais de 600 quilos de cocaína que foram apreendidos na última quinta-feira (28) pelo Denarc (Departamento Estadual de Investigação sobre Entorpecentes), de São Paulo.

A ação teve apoio da Delegacia Seccional e da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de Araçatuba. Dois homens foram presos, um deles no imóvel e o outro após deixar a casa transportando mais 140 tabletes de cocaína dentro de um compressor, em um veículo que foi abordado por investigadores.

Segundo o que foi apurado pelo Hojemais Araçatuba , esses dois presos eram da Grande São Paulo e havia cerca de um mês que um deles estava no imóvel onde a droga era armazenada. Há suspeita de que o entorpecente tenha sido trazido da Bolívia.


FLAGRANTE

A reportagem falou nesta terça-feira (3) com o delegado divisionário do Denarc, Carlos Castiglioni, que explicou que a investigação teve início na semana anterior e apontava para Araçatuba como um ponto de distribuição de drogas em grande quantidade.

Uma equipe de investigadores foi enviada para a cidade e passou a monitorar a residência que seria o local onde a droga estaria armazenada.

Na quinta-feira de manhã um dos acusados deixou o imóvel conduzindo um veículo que já tinha sido visto anteriormente pelos policiais. Houve o acompanhamento e o investigado foi abordado quando se aproximava de Penápolis.

Ele transportava um compressor de ar, alegou que era trabalhador, mas apresentava nervosismo. Os policiais relataram o ocorrido para o Denarc e foi determinando que seguissem até à Delegacia Seccional de Araçatuba, onde seria solicitado apoio para voltar ao imóvel no bairro Dona Amélia.


BUNKER

Atendendo solicitação do Denarc, uma equipe da Deic de Araçatuba, composta por seis policiais da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), chefiada pelo delegado Juliano Albuquerque Goes, esteve no imóvel para acompanhar as buscas.

Durante a vistoria no imóvel foram encontrados centenas de tabletes de cocaína em um dos cômodos da casa. Também foi encontrado um tipo de “bunker” , com acesso por um buraco na parte de baixo da parede, onde havia mais droga. Um homem que estava no imóvel foi preso em flagrante.

Ele foi levado para São Paulo junto com o outro investigado e o veículo abordado anteriormente. Confirmando as suspeitas, quando o compressor que estava no carro foi aberto, foram encontrados 140 tabletes de cocaína.


COMPRESSORES

Segundo Castiglioni, já havia uma investigação em andamento que apontava uma oficina mecânica em São Bernardo do Campo, que estaria sendo usada para preparar compressores de ar para o transporte de drogas.

A informação da apreensão da droga foi repassada a ao delegado responsável pela investigação, que enviou equipe ao local. Durante as buscas os policiais encontraram outro compressor de ar carregado com 645 munições de fuzil calibre 7.62.

Também foram apreendidas anotações que apontavam outros endereços nas cidades de Botucatu e Sumaré. Nos dois imóveis havia grande quantidade de cocaína, totalizando 565 tabletes de cocaína. Nessa etapa da operação, outros dois homens foram presos.


INVESTIGAÇÕES

O delegado do Denarc explicou que as investigações prosseguem e que a suspeita é de que a quadrilha atuaria na distribuição de entorpecentes para várias regiões do País. Não está descartada a possibilidade de os investigados integrarem uma facção criminosa. (*) Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.