Quarta dose contra a Covid-19 é liberada para pessoas com mais de 35 anos a partir de sábado
Saúde
Para se imunizar, é necessário ter tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses
Da Redação 19/08/2022A partir de sábado (20), a quarta dose - segunda de reforço - estará disponível para pessoas com mais de 35 anos. Para se imunizar, é necessário ter tomado à terceira há, pelo menos, quatro meses.
Também será realizado o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A vacinação acontece nas Macros 1, 2, 3 e 4, das 8h às 16h.
É necessário levar a caderneta de vacinação. Vale lembrar que a primeira e segunda dose seguem disponíveis para a população geral acima de cinco anos. A terceira está disponível para pessoas a partir de 12 e que tenham completado o intervalo de quatro meses da segunda.
É importante que aqueles que ainda não garantiram a imunização, com a primeira e segunda dose, procurem as unidades de saúde para se vacinar.
A Secretaria de Saúde esclarece que, no momento, não dispõe de doses da Coronavac, tendo em vista que o estoque depende de envio por parte do governo estadual. A pasta permanece no aguardo da chegada do imunobiológico.
DIA D DA PÓLIO E MULTIVACINAÇÃO
Durante este sábado, os pais e responsáveis podem comparecer em umas das Macros de Saúde para atualizar as carteirinhas de vacinação de seus filhos. Adolescentes com mais de 15 anos também podem aproveitar para atualizar sua caderneta de vacinação, assim como os adultos.
O público-alvo da campanha são as crianças de um a quatro anos de idade. Todas desta faixa etária devem se vacinar. A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais.
A imunização é a principal forma de prevenção. Para a Multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes de dois meses a 15 anos. A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação dos menores de 15, conforme situação vacinal encontrada e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
Por isso, é fundamental apresentar a caderneta de vacinação. Serão disponibilizadas doses que protegem contra diversas doenças como tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e covid-19, entre outras. (*) Com informações da Prefeitura
Confira o endereço dos postos de vacinação:
Macro 1 (avenida Euclides Garcia do Nascimento 546, Jardim Eldorado)
Macro 2 (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, 99, Centro)
Macro 3 (avenida Carlos Casela, 822, Santa Terezinha)
Macro 4 (avenida Santa Casa, 2.009, Planalto)
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.