Quase 2 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 na microrregião
Saúde
Penápolis recebeu ontem (3) mais 960 doses da CoronaVac para imunização
Ivan Ambrósio 04/02/2021Quase duas mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19, o novo coronavírus, na microrregião até ontem (3). Penápolis, segundo dados obtidos com a secretaria municipal de Saúde, lidera o ranking com 1.361 imunizados.
Na sequência, conforme disponibilizado pelo governo estadual, vem Barbosa, com 139, Avanhandava (138), Braúna (116), Alto Alegre (100), Glicério (75) e Luiziânia (70). Em todo o Estado, receberam a vacina, até às 18h de quarta-feira, mais de 570 mil.
Os dados podem ser vistos pelo “Vacinômetro”, ferramenta digital desenvolvida pela secretaria de Comunicação do Estado, em parceria com a Prodesp. Pelo site, é possível verificar o número oficial de imunizados nos municípios pelo PEI (Plano Estadual de Imunização).
A ferramenta é alimentada diretamente com as informações do “Vacivida”, plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra o novo coronavírus. As informações disponíveis por município são preliminares e estão sujeitas a avaliação, uma vez que as bases estão sendo constantemente avaliadas e consolidadas.
DOSES
O governo destinou mais 578,1 mil doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac para abastecer os 645 municípios e prosseguir com a imunização estadual. Para a região de Araçatuba, foram destinadas 11,7 mil unidades. Penápolis foi contemplada com 960. No final de janeiro, a cidade recebeu, no primeiro lote da CoronaVac, 840 doses.
Dias após, outras 650 unidades, estas da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, em parceria com a Oxford/AstraZeneca, chegaram ao município. Na primeira etapa da campanha, foram priorizados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente. Também fizeram parte do público prioritário os trabalhadores e as pessoas residentes em ILP (Instituições de Longa Permanência) de idosos e de residências inclusivas.
O secretário de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, informou que as pessoas que fazem parte destes grupos e que ainda não se vacinaram, devem procurar uma unidade de saúde. As doses estão disponíveis nas Macros 1 (Eldorado), 2 (Postão) e 3 (Santa Terezinha), exclusivamente para os profissionais de saúde, das 8h às 16h.
“De acordo com a orientação técnica da campanha, é necessário que o profissional comprove o vínculo de trabalho na área da saúde”, esclareceu. A partir do dia 15, também serão imunizados os idosos de 85 a 89 anos.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.