“Quero deixar minha marca com uma Câmara mais inclusiva e acessível”, projeta Letícia
Política
Eleita presidente do Legislativo penapolense, ela ainda pretende promover outras ações
Ivan Ambrósio 10/01/2021Primeira cadeirante eleita vereadora por Penápolis, Letícia Takano Sader (MDB), de 38 anos, foi escolhida presidente do Legislativo penapolense no dia 1º do ano para o biênio 2021/2022. Ela será a segunda mulher a ocupar o cargo na história política da cidade. Até então, a única era Maria José Macedo, a Zezé Macedo (1989/1990).
Formada em Direito, pós-graduada em Direito Tributário Empresarial e pós-graduanda em Diversidade, Inclusão e Cidadania, ela, que já presidiu a Adefipe (Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis) e atuou em diversos projetos sociais do Rotaract e Rotary Club, pretende, dentre suas ações, ampliar a acessibilidade da Câmara para toda a população.
“Pretendo melhorar ainda mais o vínculo e o acesso com a comunidade, pois fomos escolhidos pelos munícipes para representá-los e contamos muito com a ajuda de todos em sugestões, críticas e demandas”, disse. Ainda segundo ela, um de seus principais objetivos é o de promover a inclusão de pessoas com deficiência.
Letícia explicou que, fisicamente, o prédio do Legislativo é bastante adequado, mas ainda precisa de melhorias para as pessoas que precisam de mais acesso. “Tenho a intenção de promover isso. Quero deixar minha marca com uma Câmara mais inclusiva e acessível”, garantiu.
Ela ressaltou que esse tema é a principal bandeira que defendeu em toda sua trajetória e durante a campanha. “Isso precisa acontecer em todo o lugar e é para isso que irei brigar. É preciso haver um olhar para este lado e promover as melhoras necessárias para uma cidade mais acessível a todos”, analisou.
Ela avaliou a escolha do seu nome para a presidência. “Recebo a missão com muita responsabilidade e alegria em ver o quanto nosso grupo apoiou e a adesão dos demais vereadores, especialmente da professora Jandinéia (PT) e Dona Vilma (Republicanos). Chegou o momento das mulheres ocuparem cargos de destaque e que isso sirva de exemplo para que outras venham a participar da política”, acrescentou.
AÇÕES
Dentre suas ações à frente do Legislativo, Letícia quer manter o bom diálogo com o Executivo e melhorar a transparência dos atos praticados pelos parlamentares o que, na visão dela, fará com a população acompanhe com mais intensidade os trabalhos e ações.
“Nossa Câmara, além de ser uma das mais econômicas da região, possui servidores dedicados e eficientes. A situação – administrativa e financeira – é muito boa”, destacou. Outro projeto em pauta que pretende colocar em prática é a educação política, com o objetivo de capacitar pessoas interessadas em conhecer como funciona o Legislativo e Executivo e o papel que cada um representa na sociedade.
É com base em todos estes quesitos que a presidente do Legislativo frisou que será uma vereadora atuante. “Sou de muito fácil acesso e quero estar próxima da população, dialogando e sabendo quais são os problemas da cidade para, assim, buscarmos a solução. Trabalharemos muito, com pessoas que sonham e trabalham muito também, porque vamos fazer história”, finalizou.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.