COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Reajuste de 4,481% na tarifa de água e esgoto em Penápolis

Cidade

Índice foi aprovado após a apresentação de uma planilha com as despesas operacionais dos processos de água e esgoto

Conselho Gestor de Saneamento aprovou por unanimidade o reajuste durante reunião nesta quinta-feira

Conselho Gestor de Saneamento aprovou por unanimidade o reajuste durante reunião nesta quinta-feira. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Nesta quinta-feira (06), em reunião ocorrida na sede do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), o Conselho Gestor de Saneamento aprovou por unanimidade o reajuste de 4,481% na tarifa de água e esgoto. Trata-se do índice inflacionário dos últimos dozes meses, utilizando como base o índice oficial do INPC/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O índice foi aprovado após a apresentação de uma planilha, composta pelas despesas operacionais dos processos de água e esgoto, bem como uma análise da projeção de aumentos dos insumos que compõem a planilha. Entre eles estão folha de pagamento, energia elétrica, combustíveis, produtos para tratamento de água e outros.

De acordo com o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, o realinhamento é necessário para manter a sustentabilidade financeira da autarquia.

“Durante a discussão, os conselheiros levantaram a questão da atual situação financeira da população, em que o índice de desemprego continua alto, e a perspectiva de estabilização da economia ainda deve levar um tempo significativo para acontecer. Nesse sentido, dentre as propostas apresentadas, foi consenso que a melhor opção é seria a reposição inflacionária”, explicou.

Além da proposta de aumento da tarifa, também foi aprovado o aumento da tabela dos preços dos serviços, como ligação de água, religação, troca de registro, caminhão de água (caminhão pipa), limpeza de caixa dágua e ensaios laboratoriais.

Neste caso, foi aprovada a aplicação do mesmo índice inflacionário de 4.481%, e o aumento real calculado dos ensaios laboratoriais, uma vez que tais ensaios mudaram sua metodologia de trabalho no último ano.

Os reajustes entram em vigor a partir da data da publicação do Decreto Municipal, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Além disso, o Conselho Gestor de Saneamento também analisou e aprovou o Regulamento Interno do 14º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente, previsto para ocorrer em 26 de março. (*) Com informações da Secom – PMP



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.