FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Recém-nascido encontrado abandonado morre na Santa Casa de Araçatuba

Polícia

Bebê estava internado desde o dia 18 e teve falência de órgãos

Bebê estava internado na UTI Neonatal da Santa Casa de Araçatuba

Bebê estava internado na UTI Neonatal da Santa Casa de Araçatuba. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O recém-nascido do sexo masculino e encontrado abandonado no último dia 18 na vicinal Gentil Moreira, que liga os municípios de Avanhandava e Promissão, morreu na noite de ontem (28), na Santa Casa de Araçatuba.

Ele estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal desde o dia em que foi localizado. O óbito ocorreu por volta das 21h30.

Segundo nota enviada pela assessoria do hospital, “os esforços da equipe médica e o tratamento intensivo conseguiram estabilizar as condições clínicas, porém as neurológicas não responderam às terapias”.

“O bebê deu entrada em coma natural e assim permaneceu durante todo o período de internação. Ontem, suas condições hemodinâmica (funcionamento do coração, pulmão, rins e demais órgãos) entraram em falência e, mesmo com terapias aplicadas pela equipe médica, paralisaram no inicio da noite”, disse a Santa Casa.

A nota ainda explica que, de acordo com a equipe médica, o recém-nascido faleceu em decorrência de prematuridade extrema - 30 semanas de idade gestacional - associada às condições de parto e pós-parto.


CASO

A Polícia Civil de Avanhandava já identificou a mulher que abandonou o recém-nascido. Ela já prestou depoimento na delegacia e passou por exame de corpo de delito, sendo liberada em seguida.

Segundo o delegado Guilherme Brandão de Souza, a jovem confessou ter deixado o recém-nascido e que o menino seria o segundo filho dela. A Polícia Civil chegou à identificação após um trabalho de colher informações sobre o paradeiro dela.

Ainda no depoimento, a mulher disse que não sabe porque abandonou a criança e disse que estava abalada emocionalmente em virtude do parto e que não queria o menino.

A avó materna havia sido encontrada pela polícia e disse que tomaria as providências necessárias na esfera judicial para ficar com o neto. Novas testemunhas serão ouvidas e o caso segue em investigação.


UTI

O menino deu entrada na Santa Casa de Araçatuba com parada cardiorrespiratória e choque hemorrágico. Ele foi encontrado com o cordão umbilical e a placenta.

Uma pessoa caminhava próximo a vicinal quando, ao passar pouco antes da entrada do anel viário, em Avanhandava, ouviu um choro vindo de uma moita de capim.

A testemunha se aproximou para ver o que era, se deparando com o bebê. O menino estava dentro de uma sacola plástica e de uma caixa de papelão. Ele recebeu os primeiros atendimentos médicos em Avanhandava e foi encaminhado ao pronto-socorro de Penápolis.

Na unidade, segundo nota da OSS (Organização Social de Saúde) da Santa Casa de Birigui – que administra a unidade -, a criança chegou com um quadro de hipotermina baixa, sendo transferido para o hospital de Araçatuba.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.