Recém reformado, cemitério municipal de Glicério é alvo de vandalismo
Região
Pichações com ofensas ao prefeito Ildo Gaúcho foram escritas no muro do campo-santo
Ivan Ambrósio 15/01/2021Recém reformado, o cemitério municipal São João Batista, de Glicério, foi alvo de vandalismo. Pichações, com ofensas ao prefeito Ildo de Souza, o Ildo Gaúcho (PSDB), foram escritas no muro, além de quebrarem objetos do campo-santo e picharem a placa de inauguração das melhorias. O chefe do Executivo fez, na tarde de ontem (14), uma postagem em suas redes sociais, relatando a situação.
“Novos danos foram causados ao patrimônio público. Pichações com ataques ofensivos a minha pessoa foram feitas no muro do cemitério. Infelizmente, nosso município tem sofrido constantes ataques”, disse. Ele acrescentou que todas as providências legais e jurídicas serão tomadas, entre elas, o registro de um boletim de ocorrência. “Tudo está sendo investigado com imagens de câmeras que são utilizadas pela concessionária Viarondon. Não mediremos esforços para que seja identificado os responsáveis por estes atos covardes”, garantiu.
Souza enfatizou que a gestão não se curvará diante do ocorrido. “Pelo contrário, continuaremos trabalhando firme com dedicação, transparência e honestidade, para que nosso município continue avançado em busca do desenvolvimento e progresso para todos”, finalizou. Esta não foi a primeira vez que o local é alvo de vandalismo. Em abril do ano passado, objetos de bronze de diversos túmulos foram levados por criminosos.
MELHORIAS
O campo-santo passou, recentemente, por melhorias. O investimento foi de R$ 21 mil, com recursos próprios, sendo feita a construção dos canteiros frontais, reforma no telhado e pintura de grande parte dos muros. Na época, o prefeito destacou que o espaço recebeu outras adequações, como nivelamento, chapisco, reboco, entre outras.
“O objetivo foi melhorar o aspecto e melhor atender a toda a população, em especial aos familiares dos nossos entes queridos que estão sepultados e também receber os visitantes de outras cidades da nossa região com dignidade”, enfatizou. O tucano frisou ainda que, após muitos anos, o cemitério recebeu energia elétrica para melhor atender as demandas de serviços e outras necessidades.
“Depois de mais de 100 anos, finalmente o espaço recebeu essa melhoria”, destacou. Souza lembrou que, antes, o local estava com parte de um dos muros caído, bem como havia outros problemas. “Essa história mudou. Creio que agora estamos tratando com dignidade nossos entes queridos, homens, mulheres e crianças que nos deixaram e merecem o respeito de todos nós. Agora, todos irão ao cemitério e verão que está cuidado e limpo”, ressaltou.
VELÓRIO
Além do cemitério, a administração realizou melhorias no Velório Municipal Pedro Álvares. Elas mudaram a aparência do local, sendo usados recursos próprios. O espaço, que há anos encontrava-se em condições precárias, recebeu nova pintura, além de limpeza no piso, vidros, bancos, entre outros.
Os canteiros no espaço externo do prédio passaram também por revitalização. Foram feitos reparos na iluminação do prédio. Com a conclusão da reforma, o local passa a oferecer ainda mais conforto, comodidade e dignidade para a comunidade e para as famílias que precisam de atenção no momento de prestar as últimas homenagens. O Velório Municipal do Distrito de Juritis, em breve, receberá melhorias e adequações.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.