COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Rede estadual de ensino prepara retorno nesta segunda

Educação

Ano letivo começará de forma híbrida, com aulas tanto em formato presencial quanto à distância

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

O governo de São Paulo adiou o início das aulas da rede estadual, previsto para 1º de fevereiro, e suspendeu a obrigatoriedade do retorno presencial dos alunos de todas as escolas do Estado nas fases laranja e vermelha da quarentena. Elas começarão nesta segunda-feira (8). O secretário da Educação, Rossieli Soares, afirmou que o ano letivo começará de forma híbrida, com aulas tanto em formato presencial quanto à distância.

Em dezembro, o governo mudou as regras de flexibilização da quarentena e chegou a autorizar o retorno das aulas presenciais da rede básica de ensino em 2021 mesmo se o estado registrasse piora na pandemia de coronavírus, o que ocorreu. A medida valia inclusive caso o Estado voltasse para fases mais restritivas das flexibilizações econômicas estabelecidas pelo plano.


MUNICIPAL

Na rede municipal de ensino, a volta às aulas ocorrerá no próximo dia 22 para o ensino fundamental (1º ao 5º ano) e infantil (pré-escolas) e em 1º de março para as creches (berçário e maternal). Não haverá obrigatoriedade em levar as crianças para as aulas presenciais. A opção é dos pais e, em caso negativo, a família deverá buscar os materiais na escola para realização das atividades em casa e devolvê-los nas datas acertadas.

Nessa retomada, os alunos do ensino fundamental serão atendidos em blocos, por semana. Por exemplo, uma quantidade de estudantes frequentará a unidade escolar e a outra permanecerá em casa, fazendo as atividades entregues pelos professores. Na semana seguinte, o papel será alternado.

Nesse cenário, os estudantes não ficarão na unidade por quatro horas, como de costume. O período de permanência será reduzido para três, das 7h às 10h. Não haverá intervalo para evitar aglomeração. Ainda de acordo com a sistemática adotada, todos os dias, às 10h, o aluno receberá alimentação na própria sala, cada um em sua carteira. Entretanto, essa dinâmica poderá futuramente ser readaptada, de acordo com a logística da unidade escolar.

Após os alunos saírem de volta para a casa, os professores ficarão na escola, no período das 10h às 12h, preparando as atividades para a semana seguinte, além de dar retorno às mensagens de pais e alunos por whatsapp, para esclarecimento de dúvidas, recados e demais orientações. No caso das creches, respeitando os percentuais de 35% de capacidade de atendimento, serão selecionados, como prioridade, crianças cujos pais mais precisam e que querem frequentar a unidade, para atender de forma contínua. 



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.