Região de Araçatuba, a qual Penápolis pertence, regride para a Fase Laranja
Cidade
Apenas os bares não abrem e os demais serviços funcionam com restrições de horários e capacidade
Ivan Ambrósio 15/01/2021A região de Araçatuba, a qual Penápolis pertence, regrediu e voltou para a Fase Laranja do Plano São Paulo de Flexibilização Econômica contra a Covid-19, o novo coronavírus. A mudança foi anunciada durante coletiva de imprensa do governador João Doria (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes nesta sexta-feira (15). As mudanças passam a valer a partir de segunda-feira (18).
Com a piora nos indicadores, a reclassificação, prevista para ocorrer em 5 de fevereiro, foi antecipada. Além da região de Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca e Taubaté, que estavam na amarela, também regridem para a laranja, na qual permanecem Sorocaba, Registro e Presidente Prudente.
Nesta fase, segundo o cronograma, apenas os bares não abrem e os demais serviços funcionam com restrições de horários e capacidade. Salões de beleza, academias e parques, por exemplo, passam a ser permitidos. A capacidade de ocupação, antes de 20%, foi para 40% em todos os setores. O funcionamento pode ser por oito horas diárias e o atendimento presencial até às 20h.
Ainda na coletiva, foi anunciado que a região de Marília, que tinha sido colocada na laranja, passou a ficar na mais restritiva, a vermelha, na qual apenas os serviços essenciais têm autorização para funcionar. O rebaixamento acontece porque a região está com mais de 83% dos leitos de UTIs (Unidades de Terapias Intensivas) ocupados. As demais, incluindo a Grande São Paulo, seguem na amarela.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.