Região de Araçatuba consome 23% mais energia em outubro
Região
Distribuidora reforça orientações para consumidor utilizar aparelhos de forma eficiente
Ivan Ambrósio 12/11/2019Levantamento feito pela CPFL Paulista apontou que o consumo de energia na região de Araçatuba foi de 23%. Segundo os dados, os clientes da empresa consumiram 14,3 mil megawatts-hora (MWh) de energia a mais em outubro, em comparação com o mesmo período de setembro.
Araçatuba foi o município que registrou a alta mais intensa, com uma ampliação de 26%. Birigui aparece em segundo lugar com 23%. Penápolis subiu de 7,1 mil megawatts-hora para 8,7 mil, uma alta também de 23%. Lins e Guararapes ficaram com 22%.
Conforme a concessionária, o montante seria suficiente para abastecer 5,9 mil novas residências pelo período de um ano. Nas 234 cidades em que a CPFL Paulista presta serviços, o consumo de energia cresceu 15%. De acordo com o levantamento, o consumo de energia cresceu 15% em todo o interior onde atua.
O incremento é decorrente das altas temperaturas que estão sendo registradas, resultando na maior utilização de aparelhos, como ar-condicionado, chuveiros, refrigeradores, entre outros.
DICAS
Para evitar que os consumidores não se assustem com um aumento das contas de energia elétrica, a CPFL dá algumas dicas de economia. Uma delas a ser sempre observada pelos clientes no momento de comprar um equipamento com selo A, que sinaliza que o produto em questão possui um elevado nível de eficiência no consumo energético.
Isso serve para qualquer eletrodoméstico, como geladeira, ar-condicionado ou uma televisão. Além do ganho financeiro, a economia também beneficia o meio ambiente. Nos dias quentes, outra opção vantajosa é usar o chuveiro na posição “verão”, cujo consumo será de até 30% menor, além de limpar periodicamente os orifícios de saída de água e tomar banhos mais rápidos.
Quem possui ar-condicionado na residência ou empresa, o ideal é utilizá-lo da melhor maneira possível, evitando a utilização por longos períodos e com temperaturas muito baixas. Priorize a compra de aparelhos com a tecnologia inverter, cujos motores são mais eficientes e econômicos e mantenha os filtros do ar limpos.
No caso da geladeira, a dica é observar sempre a borracha de vedação e só abrir a porta quando necessário. Nunca utilize a parte traseira das geladeiras para secar roupas ou tênis e mantenha as serpentinas sempre limpas e livres de objetos.
Vale lembrar que freezer e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários. Nunca forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidros, pois isso dificulta a passagem de ar, o que força o aparelho a trabalhar mais.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.