JOVEM PAN PENÁPOLIS

Região de Araçatuba continua na fase vermelha do Plano SP de flexibilização

Região

Nesta fase, apenas os serviços considerados essenciais podem funcionar

Atualização do MP de flexibilização dentro do Plano SP de classificação por região

Atualização do MP de flexibilização dentro do Plano SP de classificação por região. Foto: Divulgação/Governo de SP

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A região de Araçatuba composta por 43 municípios , incluindo Penápolis, Birigui, Valparaíso, Mirandópolis e Andradina permanece, pela segunda quinzena consecutiva, na fase 1, vermelha, a mais restritiva do Plano SP de flexibilização. Nesta fase, apenas os serviços considerados essenciais podem funcionar. A medida vale pelos próximos 14 dias, com a nova prorrogação da quarentena no Estado até o dia 30 de julho, no combate ao novo coronavírus (Covid-19). A atualização e anúncio foram feitos no início da tarde desta sexta-feira (10) pelo governador João Doria.

Mantiveram-se na fase vermelha - a mais restrita em que apenas atividades essenciais estão liberadas - as regiões de Araçatuba, Franca, Ribeirão Preto e Campinas, onde a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) continua acima de 80%.

A região do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba lidera o ranking de aumento de casos e de mortes de pacientes com coronavírus nas duas últimas semanas no Estado de São Paulo, de acordo com dados divulgados no site do governo paulista.

No dia 25 de junho, um dia antes de a região ser rebaixada para a Fase 1 ou Fase Vermelha do Plano São Paulo, a regional de Araçatuba tinha 1.293 casos e 53 mortes de pacientes que contraíram covid-19.

Nesta quinta-feira (9), os casos saltaram para 2.803, elevação de 116%, e as mortes subiram para 95, aumento de 79%. Nenhuma outra região do Estado viu dobrar o número de casos no período.


AVALIAÇÃO

Pela terceira semana seguida, a cidade de São Paulo se manteve na fase amarela, que permite a abertura de bares, restaurantes e salões de beleza. O comércio de rua e shoppings, que já estavam permitidos na fase laranja, também passaram a funcionar por 6 horas diárias na fase amarela.

Na Grande São Paulo, a região Sudoeste - onde ficam Taboão da Serra e Itapecerica da Serra - foi do laranja para o amarelo. A região Oeste - onde estão Osasco e Barueri - também foi do laranja para o amarelo.Também foi para o amarelo a região Leste, onde ficam Guarulhos e Mogi das Cruzes.

No Vale do Ribeira, Registro saiu direto da fase vermelha para a fase amarela. A Baixada Santista também evoluiu da fase laranja para a fase amarela.

Presidente Prudente, Bauru, Sorocaba, Marília e Piracicaba avançaram do vermelho para o laranja. Nesta fase, é permitido abrir o comércio por 4 horas diárias ou por até 6 horas desde que os comerciantes fechem 3 dias por semana.


PLANO SÃO PAULO

Para começar a reabertura do estado em 1º de junho o governo dividiu o território de acordo com as 17 Divisões Regionais de Saúde (DRS). A Grande São Paulo foi subdividida em outras 6 regiões, uma para a capital e outras 5 para cada grupo de cidades da região metropolitana. A flexibilização da quarentena é feita de modo diferente em cada uma dessas regiões.

Os cinco critérios que baseiam a classificação das regiões são:

ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs);

total de leitos por 100 mil habitantes;

variação de novas internações, em comparação com a semana anterior;

variação de novos casos confirmados, em comparação com a semana anterior;

variação de novos óbitos confirmados, em comparação com a semana anterior.

O critério que tem maior peso na classificação de cada região é a variação de novas internações (peso 4), seguido pela taxa de ocupação de UTIs (peso 3). Especialistas criticaram o plano quando ele foi lançado, pois discordam do peso diferente e das notas de corte de cada critério.

Esses critérios definem em qual das cinco fases de permissão de reabertura a região se encontra:

Fase 1 - Vermelha: Alerta máximo

Fase 2 - Laranja: Controle

Fase 3 - Amarela: Flexibilização

Fase 4 - Verde: Abertura parcial

Fase 5 - Azul: Normal controlado


(*) Com informações do G1



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.