Região de Araçatuba lidera ranking de casos e mortes por coronavírus nas 2 últimas semanas no Estado
Região
Casos saltaram de 1.293 para 2.803, elevação de 116%, e as mortes subiram de 53 para 95, aumento de 79%
Da Redação 10/07/2020A região do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba lidera o ranking de aumento de casos e de mortes de pacientes com coronavírus nas duas últimas semanas no Estado de São Paulo, de acordo com dados divulgados no site do governo paulista.
No dia 25 de junho, um dia antes de a região ser rebaixada para a Fase 1 ou Fase Vermelha do Plano São Paulo, a regional de Araçatuba tinha 1.293 casos e 53 mortes de pacientes que contraíram covid-19.
Nesta quinta-feira (9), os casos saltaram para 2.803, elevação de 116%, e as mortes subiram para 95, aumento de 79%. Nenhuma outra região do Estado viu dobrar o número de casos no período.
O mais próximo dessa marca foi São João da Boa Vista, com aumento de 95% nos diagnósticos positivos. Com relação a óbitos, a região de Marília viu crescer 78% e a de São José do Rio Preto, 75%, números mais próximos de Araçatuba, porém, ainda inferiores.
Os dados consultados pelo Hojemais Araçatuba foram atualizados pela última vez às 16h de quinta-feira (9) e não levam em consideração os números da Capital e da Região Metropolitana.
CLASSIFICAÇÃO
O aumento no número de casos positivos de coronavírus foi o responsável por rebaixar a região de Araçatuba da Fase 2 para a Fase 1 do Plano São Paulo há duas semanas. No início da tarde desta sexta-feira (10), o governador João Doria (PSDB) anunciou a nova reclassificação das regiões paulistas.Araçatruba permaneceu na Fase 1, a mais restritiva.
Outro dado levado em consideração nessa avaliação é a ocupação de leitos para pacientes com sintomas de covid-19.
Em 25 de junho, a Santa Casa de Araçatuba, que atende pacientes de 40 cidades da região, tinha 36 pacientes com sintomas da doença internados, 15 deles na UTI. Nesta quinta-feira, eram 56 pacientes internados, sendo 18 na UTI.
Já o Hospital Unimed Araçatuba tinha 20 pacientes internados, nove na UTI, enquanto nesta quinta-feira as internações subiram para 26, com 13 em tratamento intensivo.
ARAÇATUBA
No caso de Araçatuba, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira havia 69 pacientes da cidade em tratamento hospitalar com sintomas de covid-19. No dia 25 de junho, eram 46.
Araçatuba segue liderando em número de casos e mortes na região. Os números atualizados pelo governo do Estado na tarde de quinta-feira traziam a cidade com 1.325 casos e 33 mortes; seguida de Birigui, com 403 casos e 15 mortes; Guararapes com 158 casos e 2 mortes; e Valparaíso com 109 casos e 5 mortes.
Apesar de Mirandópolis ter superado os 100 casos há mais de uma semana, segundo a Secretaria de Saúde do município, para o governo do Estado, a cidade tem 97 casos e cinco mortes. (*) Por Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.