Região de Araçatuba registra redução de latrocínios e estupros
Região
Homicídios teve a menor taxa da série desde 2001, quando passou a ser feito o levantamento
Ivan Ambrósio 27/09/2019A região de Araçatuba terminou agosto com a redução nos casos e vítimas de latrocínio (roubo seguido de morte), estupros e nos furtos em geral. No período não foram registradas ocorrências de roubo a banco ou extorsões mediante sequestro.
O indicador de roubo seguido de morte, tanto casos quanto vítimas, ficaram zerados. Em agosto do ano passado, a região registrou dois boletins com duas mortes. Com uma diferença de três casos, os estupros recuaram de 16 para 13, se comparado agosto de 2018 e 2019.
Desde que a série foi iniciada, em 2001, a região não registrou extorsões mediante sequestro no mês passado. Os furtos em geral reduziram 2,45% no oitavo mês do ano. O número passou de 653 para 637 – 16 a menos. A quantidade é a menor da série, ao lado de 2014.
Os furtos de veículos teve aumento de seis casos, passando de 31 para 37. Os roubos de veículos subiram de um para dois em agosto. O mesmo aconteceu com os roubos em geral e de carga, que tiveram o acréscimo de três e uma ocorrência. No período, não foram registrados roubos a banco, assim como agosto de 2018.
HOMICÍDIOS
Os homicídios dolosos permaneceram estáveis e taxas foram as menores já registradas para o período. Conforme os dados, os índices caíram para 6,43 ocorrências e 6,56 vítimas a cada grupo de 100 mil habitantes na região, analisado os últimos 12 meses.
Nesse período, a região, composta por 43 cidades – incluindo Penápolis e as que compõem a comarca -, registrou 50 mortes violentas, com 51 vítimas. O único caso de duplo homicídio foi registrado em abril deste ano, mês com dez ocorrências computadas e 11 pessoas mortas.
Agosto deste ano foi o segundo mês com mais mortes no período na região, com nove homicídios. Coincidentemente, o mesmo número de assassinatos aconteceu no mesmo período de 2018 e 2017, segundo a secretaria. No ano passado inteiro, foram registrados 57 homicídios na região, com 58 pessoas assassinadas.
Comparado com os 12 meses de setembro de 2018 a agosto de 2019, são sete casos e sete vítimas a menos. Já entre janeiro e agosto de 2019, a região soma 37 homicídios com 38 vítimas, contra 45 casos registrados no mesmo período de 2018 e 46 vítimas, ou seja, houve a redução de oito ocorrências e oito pessoas assassinadas.
Em Penápolis, de janeiro a agosto não foi registrada nenhuma ocorrência de homicídio. Em todo o ano passado, três casos aconteceram na cidade, sendo um em abril, um em junho e outro em dezembro, com três vítimas.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.