AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Região entra no foco estadual de mobilização contra a dengue

Região

Ações que acontecem essa semana tem por objetivo prevenir a doença

Região de Araçatuba - incluindo Penápolis - registrou, em janeiro, 791 casos de dengue

Região de Araçatuba - incluindo Penápolis - registrou, em janeiro, 791 casos de dengue. Foto: Ilustração

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Com 721 casos confirmados só nos primeiros 42 dias do ano, a região de Araçatuba – incluindo Penápolis - é um dos principais focos da Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti, iniciada na última segunda-feira (10) e que vai até amanhã (14).

Conforme o governo estadual, as ações tem por objetivo de engajar a sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas em atividades focadas na prevenção à dengue, chikungunya e zika vírus, com foco no controle da proliferação do mosquito transmissor dessas doenças.

Até o final da campanha, cada município terá de desenvolver trabalhos de combate ao mosquito. Na sexta, além de encerrar a mobilização, será o “Dia D” contra a doença em todo o território paulista.


CASOS

Uma das situações mais preocupantes está em Guararapes. A cidade é a 6ª, em todo o Estado, no ranking com o maior número de casos confirmados: 356. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, ela e mais nove cidades, juntas, concentram 42,2% do total de casos.

São 4.605, ao todo. À frente do município da região, estão Ribeirão Preto com 1.076; Votuporanga, 756; Catanduva, 610; Potim, 519; Mococa, 371; Lorena, 245; Cruzeiro, 241; Capital, 219; e Lucélia, 212. Apesar da preocupação, os números deste ano revelam uma queda na comparação com janeiro de 2019, quando houve 24.640 casos em todo o Estado.

No primeiro mês de 2020, foram 10.890 confirmações de dengue, com dois óbitos (Presidente Venceslau e Osvaldo Cruz). Também houve oito casos de chikungunya e um de zika. Ao longo de todo o ano passado, foram 403.258 casos de dengue, com 265 mortes. Houve ainda 72 confirmações de zika e 314 de chikungunya, mas sem mortes para as doenças.


PENÁPOLIS

Em Penápolis, até o momento, foram registrados 64 casos positivos de dengue. Outras 123 pessoas aguardam resultado de exames. Diante do cenário e, com a possibilidade de haver uma epidemia da doença na cidade, o Serviço de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde vem alertando a população sobre os cuidados que precisa ter, além de realizar diversas ações no município.


AÇÕES

Entre as principais recomendações voltadas à prevenção, feitas pela Secretaria de Saúde do Estado, estão: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja bem ajustado ao vaso e descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura.

Em nota distribuída pela assessoria de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann pediu a colaboração de todos permanentemente.

“Combater o Aedes é uma tarefa coletiva e estamos articulados com as Prefeituras, bem como temos parcerias com órgãos públicos e privados. Contamos com o imprescindível apoio da população, no sentido de contribuir para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, uma vez que 80% dos focos são localizados dentro das residências”, destacou.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.