Região noroeste paulista ultrapassa 1 mil infectados pelo novo coronavírus e contabiliza 45 mortes
Região
Levantamento feito pela TV TEM e G1 aponta que já foram confirmados 1.107 casos da doença
Da Redação 16/05/2020A região noroeste paulista, que engloba 144 cidades do interior do estado de São Paulo, ultrapassou a marca de 1, 1 mil casos positivos do novo coronavírus, causador da Covid-19.
Segundo levantamento feito pela TV TEM e pelo G1, 1.107 diagnósticos positivos e 45 mortes causadas pela doença tinham sido divulgados pelas prefeituras até a noite desta sexta-feira (15).
Os municípios com os maiores números com casos confirmados do novo coronavírus são: São José do Rio Preto, Araçatuba, Jaci, Catanduva e Birigui respectivamente. Em contrapartida, pelo menos 80 municípios da região ainda não registram nenhum morador infectado pelo Sars-CoV-2.
Entre as cidades que por enquanto não tiveram nenhum caso positivo está Poloni (SP), que decidiu vestir máscaras nas estátuas do Cristo Redentor e do Santo Antônio como forma de conscientizar a população sobre a necessidade de utilizá-las para combater a propagação da Covid-19.
ESTUDO
Segundo um estudo feito pelo Centro de Contingenciamento da Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com Universidade Estadual Paulista (Unesp), a ampliação do contágio de coronavírus na primeira quinzena do mês de maio está com uma velocidade maior do que na capital.
"O nosso estudo em abril apontou esse atraso de três semanas em relação à capital e que as grandes cidades do interior, que ficam às margens das rodovias, teriam esse aumento de casos.
Percebemos que realmente está ocorrendo isso e que hoje a velocidade dos casos está maior do que a capital. Isso sem dúvida está acontecendo", afirmou o médico e professor da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu e integrante do Centro de contingenciamento, Carlos Fortaleza.
De acordo com professor, o estudo também mostrou que grandes municípios, como São José do Rio Preto e Araçatuba, não só podem receber casos de coronavírus de forma direta da capital como multiplicar os casos e colocar em risco os municípios vizinhos.
"Em abril tínhamos essa previsão de que iria ocorrer e está ocorrendo. A diferença é que antes havia uma distinção do que deveria ter sido feito em relação ao fechamento nessas menores cidades. Claro que a capital fez muito antes. Mas agora não há distinção entre capital e cidades do interior quanto à abertura. Só não teve mais casos porque houve o isolamento social", alegou.
RIO PRETO
Com 407 casos confirmados de Covid-19, Rio Preto ‘lidera o ranking’ de diagnósticos positivos da doença na região noroeste paulista. Ao todo, 11 mortes foram confirmadas.
De quinta para sexta-feira, a cidade registrou 44 novos casos de coronavírus – um recorde desde que o primeiro diagnóstico foi detectado no município em 13 março.
Segundo a Secretaria de Saúde, Rio Preto já testou 2.600 mil moradores, sendo que 2.193 tiveram resultados negativos. Ao todo, há 79 pacientes recuperados da doença, um percentual de 21%. O coeficiente é de 88 casos por 100 mil habitantes.
Enquanto a curva de casos está em ascendência, o município registrou na quinta-feira (14) 39% de isolamento social, segundo apontou o Sistema de Monitoramento Inteligente do Estado do Governo de São Paulo (SIMI-SP).
O índice ficou bem abaixo dos 70%, considerado ideal pelos profissionais da saúde para evitar a circulação do novo coronavírus e novos contágios da doença.
ARAÇATUBA
Araçatuba possui 102 casos confirmados do novo coronavírus. Entre eles, está uma criança de oito meses, que teve o resultado do exame divulgado na quinta-feira.
Ao todo, há 85 pacientes curados da doença na cidade. O professor de matemática Walter Biolcati Neto, de 48 anos, é um dos moradores que superaram o vírus e receberam alta hospitalar.
Walter permaneceu internado durante 21 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular do município. Ele foi entubado e respirou com auxílio de máquinas por duas semanas.
De acordo com a Secretaria de Saúde, há 22 moradores aguardando resultados de exames, quatro mortes confirmadas, oito pacientes curados e 256 casos descartados.
Assim como Rio Preto, a cidade registrou 39% de índice de isolamento social quinta-feira, data em que ocorreu a última atualização do SIMI-SP.
JACI
Com apenas sete mil habitantes, Jaci possui 76 casos positivos de Covid-19, uma morte, e é a terceira cidade da região com mais diagnostico.
A maioria dos casos foi registrada em hospitais e clínicas de recuperação para dependentes químicos, obras administradas pela Associação Lar São Francisco na Providencia de Deus.
A morte confirmada na cidade é de um frei de 36 anos. Paulo Fernando de Campos Meneses integrava a Associação. Ele estava internado em Rio Preto e veio a óbito em 9 de maio.
Ao todo, 72 pacientes estão curados da doença, restando apenas quatro em quarentena. Para manter os dados baixos, a cidade resolveu instalar barreiras sanitárias.
CATANDUVA
Catanduva (SP) possui 72 casos positivos de Covid-19. O município é o segundo da região com o maior número de mortes: seis.
De acordo com o Executivo, a cidade tem 714 casos notificados, sendo 208 descartados e 434 suspeitos. Ao todo, 36 pacientes diagnosticados com a doença já receberam alta hospitalar.
Ao G1, o aposentado Osvaldo Patrício Silva de 72 anos, um dos moradores a lutarem contra o vírus e vencer a batalha, afirmou que ‘lutou com a morte’.
Ele ficou mais de 30 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular. A alta foi comemorada com muita felicidade, e torcedores do Palmeiras enviaram vídeos ao idoso.
Diferente de Rio Preto e Araçatuba, a cidade registrou 48% de isolamento social na última quinta-feira. Mesmo assim, o índice ficou bem abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde.
BIRIGUI
Há 47 casos do novo coronavírus confirmados em Birigui (SP), cidade que não registra nenhum óbito pela Covid-19.
De acordo com a prefeitura, 276 casos foram notificados, sendo 75 negativos, 40 curados e cinco aguardando exames para saber se foram infectados pelo vírus.
Das 276 notificações, 29 foram enquadradas como síndrome respiratória aguda grave e 247 com síndrome gripal.
A cidade teve na última quinta-feira 48% de isolamento social, mesmo índice registrado pelo município de Catanduva. (*) Por G1 Rio Preto e Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.