COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Região permanece na amarela e Estado libera venda de bebida alcoólica até às 22h

Cidade

Anúncio foi feito em coletiva de imprensa na tarde de ontem (19), pelo governador João Doria

Novas regras da Fase Amarela passam a valer a partir da próxima segunda-feira (22)

Novas regras da Fase Amarela passam a valer a partir da próxima segunda-feira (22). Foto: Governo de SP/Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

A região de Araçatuba, incluindo Penápolis, permaneceu na Fase Amarela do Plano São Paulo de controle da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. A reclassificação ocorreu na tarde de ontem (19), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes pelo governador João Doria (PSDB). A novidade é que, nesta etapa, será ampliado das 20h às 22h o período da venda de bebidas alcoólicas pelos estabelecimentos.

Desta forma, os restaurantes, que até então estavam proibidos após o horário estipulado, poderão seguir. O mesmo vale para as lojas de conveniência. No caso dos bares, as portas fecham mais cedo, às 20h. As regras passam a valer a partir de segunda-feira (22).

As demais imposições continuam às mesmas, como permitir 40% de ocupação em academias, salões de beleza, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, com expediente de até dez horas diárias para restaurantes e 12 para as demais. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.


RECLASSIFICAÇÃO

Ainda na coletiva, o governo estadual regrediu duas regiões para a Fase Vermelha – a mais restritiva do plano -, em que somente serviços essenciais podem operar, como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Comércios e serviços só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

De acordo com a nova reclassificação, Barretos e Presidente Prudente foram para esta etapa, permanecendo, ainda, Bauru e Araraquara, que enfrenta colapso do sistema de saúde, com 100% de ocupação dos leitos e casos de contaminação local da variante brasileira do coronavírus. Houve melhora nas regiões de Franca, que avança para a laranja, tendo já Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Taubaté e Sorocaba, que progrediu para a amarela, em que já estão, além de Araçatuba, a Grande São Paulo, Baixada Santista, Campinas e Registro.

“Outras reclassificações poderão ocorrer na próxima semana, sempre com o objetivo de atender com mais precisão e rapidez, seja para evoluir ou regredir”, afirmou Doria. Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos devem ser cumpridos com rigor. Prefeituras que se recusam a seguir as normas estabelecidas pelo governo de SP ficam sujeitas a sanções judiciais.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.