FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Região pode ter até 5 mil infectados, analisa diretor da DRS

Região

Araçatuba anunciou ontem (30) o primeiro caso de coronavírus no município

Araçatuba anunciou ontem (30) o primeiro caso de Covid-19; é o segundo da região

Araçatuba anunciou ontem (30) o primeiro caso de Covid-19; é o segundo da região. Foto: Ilustração

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Em entrevista ao jornal Folha da Região, de Araçatuba, o diretor da DRS (Diretoria Regional de Saúde), o médico Sérgio Smolentzov, informou que deveremos ter até cinco mil pessoas infectadas pelo Covid-19, o novo coronavírus, na região.

“Sendo a população da diretoria em 800 mil pessoas, a projeção – no pior cenário – é de 80% deste número tratando-se em casa, 15% internados e 5% na UTIs (Unidades de Terapias Intensivas), ou seja, 750 pacientes estando nestes leitos das unidades espalhadas nos municípios”, disse.

Diante deste cenário, hospitais e prefeituras que fazem parte da DRS buscam alternativas. No caso de Araçatuba, a Santa Casa estimou que fossem necessários 200 leitos no local. Hoje, o hospital conta com 30% da capacidade, ou seja, 60 para cuidados intensivos.

O Executivo araçatubense deve apresentar um projeto para abrigar mais 28 leitos de UTI na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no bairro Umuarama, que está desativada. Já a Prefeitura de Penápolis colocou à disposição o prédio onde funcionava, anteriormente, o Hospital Unimed. Neste caso, a administração cederia profissionais e materiais, enquanto o governo estadual se encarregaria de custear as despesas.


ARAÇATUBA

A secretaria municipal de Saúde de Araçatuba divulgou na tarde de ontem (30), a confirmação do primeiro caso positivo de coronavírus na cidade, sem divulgar detalhes do paciente que contraiu a doença.

O resultado do exame confirmou que a pessoa estava realmente com a covid-19, que é a doença provocada pelo coronavírus, e devido à demora no resultado pelo Instituto Adolfo Lutz, o paciente já cumpriu o período de quarentena de 14 dias e está bem de saúde.

A secretaria informou que a confirmação do caso positivo reforça a necessidade de se manter o isolamento social, e as pessoas precisam entender que o coronavírus está circulando. Mesmo sem o resultado do exame, o paciente já é orientado a ficar em isolamento e a tomar as medidas de precaução.

Em Araçatuba, até agora, são 141 casos notificados de suspeita de Covid-19, com sete obtendo resultado negativo e um positivo. Outros 65 aguardam resultado de exame e 68 foram descartados por não atender os critérios determinados pelo Ministério da Saúde.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.