Região se mantém na Fase Amarela do Plano São Paulo de Flexibilização
Região
Anúncio foi feito na tarde de hoje (4), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes
Da Redação 04/09/2020A região de Araçatuba - incluindo Penápolis - se manteve na Fase Amarela do Plano São Paulo de Flexibilização contra a Covid-19, o novo coronavírus. A confirmação ocorreu durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes na tarde desta sexta-feira (4), comandada pelo governador João Doria (PSDB).
Nesta etapa, além dos serviços considerados essenciais, também podem reabrir salões de beleza, bares, restaurantes, academias, parques e atividades culturais com público sentado, desde que respeitem às restrições impostas pelos órgãos de saúde.
Desde 7 de setembro a região se encontra nesta fase. Marília, Presidente Prudente, São João da Boa Vista, Registro e São José do Rio Preto passaram da laranja para amarela. A única região que regrediu foi Ribeirão Preto, que passou da amarela para a laranja. O Estado permanece sem nenhuma na vermelha, a mais restritiva do plano de flexibilização econômica. Com isso, 95% da população está na amarela.
RECLASSIFICAÇÃO
Essa foi a terceira reclassificação no Plano São Paulo após as mudanças no processo feitas pela gestão em 27 de julho, que alteraram os critérios dos índices monitorados, como por exemplo, o percentual máximo de leitos de UTI ocupados permitidos nas fases amarela e verde.
A mudança nas regras de ocupação de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) e margem de erro nos critérios de evolução da epidemia permitiu que as regiões fossem para a fase amarela com mais facilidade. O governo estadual realizou novas mudanças no Plano São Paulo.
Com elas, as regiões que atingirem as fases 3 (amarela) ou 4 (verde) permanecerão desde que tenham indicadores semanais inferiores a 40 internações pela Covid-19 a cada 100 mil habitantes e cinco mortes a cada 100 mil habitantes.
Esse novo critério vai se sobrepor aos outros, ou seja, caso as mortes e internações estejam abaixo desse patamar, as regiões não vão regredir para fases mais restritas da quarentena. A alteração muda a lógica do plano, já que dois dos principais critérios do plano eram a variação de novas internações, em comparação com a semana anterior e a variação de novos óbitos confirmados, em comparação com a semana anterior.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.