FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Regiões mais industrializadas tiveram bom desempenho, aponta levantamento

Região

São Paulo, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos tiveram acumulado de 42,3%

As regiões mais industrializadas tiveram crescimento, segundo a Fundação Seade

As regiões mais industrializadas tiveram crescimento, segundo a Fundação Seade. Foto: Ilustração

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Dados divulgados pela Fundação Seade sobre o PIB (Produto Interno Bruto) das regiões paulistas mostram que as regiões mais industrializadas tiveram crescimento.

Segundo os números, São Paulo, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos tiveram acumulado de 42,3%, tendo a média anual de 2,2%. Conforme a Fundação, a Região Metropolitana de São Paulo, responsável por 54,3% do PIB paulista, registrou taxa de expansão de 1,8% ao ano no período.

Tal desempenho, bem inferior ao das demais regiões industrializadas, reflete a perda de dinamismo da sua economia, movimento que pode estar associado ao processo de desarticulação do parque industrial da capital e da região do ABC, bem como das opções locacionais das empresas em novas áreas de seu entorno, principalmente Sorocaba e Campinas, que se beneficiaram do processo de expansão da atividade industrial e cresceram em ritmo mais acelerado, cerca de 3% ao ano.

O bloco formado pelas regiões de Registro e Santos, com crescimento acumulado no período de 52,2% e média anual de 2,7%, teve o melhor desempenho.

Este resultado foi fortemente influenciado pelas atividades de extração de petróleo e gás associadas ao pré-sal, que alcançou média de expansão de 10% ao ano, influenciada pelo incremento da indústria (17,7% a.a.).

A região de Santos mostrou baixo desempenho no período (taxa média de 1,4% ao ano), mas permanece como a 5ª economia paulista. 



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.