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Relicitação da ferrovia que corta a região é adiada para dezembro

Região

Entraves burocráticos forçaram a mudança da data de publicação do edital

Ferrovia corta a maioria dos municípios da região, incluindo Penápolis

Ferrovia corta a maioria dos municípios da região, incluindo Penápolis. Foto: Ivan Ambrósio

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Reportagem publicada essa semana pela Folha da Região de Araçatuba informa que o governo federal adiou de outubro para dezembro o processo de relicitação da Malha Oeste, ferrovia que vai de Mairinque (SP) até Dourados (MS) e que corta a maioria dos municípios da região, incluindo Penápolis. A informação da nova data foi confirmada pelo Ministério de Infraestrutura.

Segundo o órgão, o motivo da mudança seria em decorrência da necessidade de tramitação de documentos e estudos para a formação do processo. Este é o segundo adiamento. A primeira previsão, divulgada no início do ano, era de que o processo acontecesse em setembro.


INVESTIMENTOS

Atualmente, o trecho está desativado. Segundo levantamento feito o ano passado, estima-se que a ferrovia precise de R$ 15 bilhões de investimentos privados para voltar a ser trafegável. A estruturação do projeto para a relicitação da Malha Oeste é feita pelo consórcio Nos Trilhos de Novo, composto por quatro empresas e liderado pela Latina Projetos Civis e Associados.

Ele foi contratado por meio do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e inserido no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) do governo federal. A Malha Oeste, inicialmente NOB (Noroeste do Brasil) e, depois, assumida pela falida RFFSA (Rede Ferroviária Federal), já passou por diferentes empresas depois de um processo de privatização que não resultou na sua plena recuperação.

Até julho de 2020, a malha era gerida pela Rumo, mas agora aguarda para ser relicitada.



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