Renovação de CNHs cresce 87,6% em Penápolis de janeiro a setembro deste ano
Cidade
Dados apontam ainda que 35,5% das solicitações são feitas por meio digital
Ivan Ambrósio 31/10/2021Levantamento realizado pelo Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) mostra que, de janeiro a setembro deste ano, houve um crescimento de 87,6% na quantidade de renovações de CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) em Penápolis.
Segundo dados disponibilizados pelo órgão, foram 4.738 procedimentos realizados, contra 2.525 no mesmo período do ano passado. No acumulado dos nove primeiros meses de 2021, foram renovadas 1.684 habilitações digitalmente e 3.054 presencialmente, ante 368 e 2.157, respectivamente, de janeiro a setembro de 2020. O departamento ainda informa que, entre 40.716 habilitados na cidade, 17.296 são homens e 23.420 mulheres.
Penápolis não foi a única cidade da região a registrar essa elevação. Em Araçatuba, que é município-sede da região, as renovações subiram 119,7%. Foram 15.853 procedimentos nos nove primeiros meses, contra 7.216 no mesmo período do ano passado.
Com a ampliação dos serviços digitais do Detran.SP, hoje, 40,2% das renovações são feitas sem a necessidade do motorista comparecer presencialmente a uma unidade de atendimento. Em todo o Estado de São Paulo, o crescimento foi de 98%, passando de 1.263.048 de janeiro a setembro do ano passado para 2.501.008 no mesmo período em 2021.
VALIDADE
Vale lembrar que, devido à pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, os prazos para renovar a habilitação foram prorrogados e, com isso, a validade do documento, a partir de março de 2020, segue suspensa por tempo indeterminado, conforme determinação da resolução 828/21 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Após a solicitação e a realização do exame médico e/ou psicológico, é possível obter a nova CNH digitalmente pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) e pelos Correios, onde o cidadão recebe o documento físico no endereço cadastrado no Detran.
Os motoristas que estão com a habilitação vencida ou a vencer em 30 dias podem fazer o pedido de renovação de forma online, pelo site (www.poupatempo.sp.gov.br) ou aplicativo Poupatempo Digital. O condutor, no entanto, não deve ter qualquer tipo de bloqueio no prontuário, como suspensão, por exemplo. Utilizar a habilitação de maneira eletrônica é fácil.
A CNH é acessada por meio de um código de segurança ou por um QR Code presente no documento físico e é disponibilizada pelo CDT da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal). Ele está disponível nos principais sistemas operacionais dos celulares e permite que o condutor gere o documento sem precisar comparecer a uma unidade de atendimento do Detran ou Poupatempo.
Além do serviço digital de renovação, o órgão disponibiliza mais de 70 outras opções, com destaque para segunda via da CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículos, consulta de multas e de pontuação na habilitação, indicação de condutor, inclusão de exercício de atividade remunerada, adição e mudança de categoria da CNH, entre outros.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.