FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Representantes do comércio, bares e restaurantes entregam manifesto a Dilador

Região

Solicitam que o Estado autorize o atendimento presencial até às 22h, inclusive aos finais de semana

Encontro aconteceu na Prefeitura de Araçatuba nesta quinta-feira

Encontro aconteceu na Prefeitura de Araçatuba nesta quinta-feira. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA RODAPÉ 1 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Um dia após realizar carreata em protesto contra a suspensão das atividades econômicas, representantes de bares, restaurantes e do comércio em geral foram recebidos na Prefeitura de Araçatuba (SP) nesta quinta-feira (28).

Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa, eles entregaram ao prefeito Dilador Borges (PSDB), um “Manifesto de Apoio ao Grupo Restaurantes, Bares e Comércio de Araçatuba contra o fechamento” , solicitando medidas de retomada ao trabalho presencial.

Araçatuba está na Fase Laranja do Plano São Paulo, que permite o funcionamento do comércio por 8 horas diárias. Os restaurantes podem funcionar com atendimento presencial até as 20h.

Porém, nesta semana e na seguinte, todo Estado está na Fase Vermelha entre as 20h e as 6h nos dias semana e também aos finais de semana. Assim, nesse período, apenas os serviços essenciais estão autorizados a funcionar.

Os comerciantes querem que o governo do Estado autorize o atendimento presencial nos bares e restaurantes até às 22h, inclusive aos finais de semana.


INTEGRANTES

De acordo com a Prefeitura, o grupo foi representado por comerciantes de diversas áreas do ramo alimentício; empresários; representantes do Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Araçatuba; da Uecar (União das Entidades de Classe de Araçatuba e Região); e da Associação dos Lojistas do Shopping Praça Nova. O documento também é assinado pela Acia (Associação Comercial e Industrial de Araçatuba).

Além do prefeito, participaram do encontro o chefe de Gabinete, Deocleciano Borella Jr., e os secretários de Assuntos Jurídicos, Fabio Leite Franco, e o de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Mazzei. A Câmara foi representada pelo vereador Gilberto Batata Mantovani (PL).


DIFICULDADES

Segundo a administração municipal, os empresários falaram das dificuldades enfrentadas pelo comércio em geral, relatando que muitos tiveram que demitir funcionários diante da impossibilidade de atender presencialmente.

No documento entregue à Prefeitura, eles argumentam têm tomado os cuidados para conter a disseminação do coronavírus, exigindo o uso de máscaras dos funcionários e clientes; disponibilizando álcool em gel; e promovendo o distanciamento social.


CUMPRIR A LEI

Segundo a Prefeitura, o “ Manifesto de Apoio ao Grupo Restaurantes, Bares e Comércio de Araçatuba contra o fechamento” será entregue ao governo do Estado pela administração municipal.

Ainda de acordo com o município, Dilador ouviu as sugestões e pedidos dos comerciantes, mas argumentou que as Prefeituras têm o dever de cumprir as diretrizes do Plano São Paulo.

“Sou cumpridor da Lei. Quem descumpre fica sujeito a multas e outras penalidades. Não queremos isso para Araçatuba. A pandemia da covid-19 tem sido um desafio para todos os setores”, declarou.


APOIO

O prefeito disse que reconhece as dificuldades dos proprietários de bares e restaurantes, que lutam diariamente para manter seus negócios e o salário de seus funcionários.

“Estamos sempre abertos ao diálogo e dispostos a buscar alternativas, no entanto, somos obrigados por lei a cumprir as regras impostas pelo governo estadual”, argumentou.

Ele explicou que tem diálogo direto com o Estado e expõe semanalmente as necessidades de Araçatuba e região. (*) Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.