Requerimento busca informações sobre casos de cálculo renal
Política
Tiquinho encaminhou documento à administração municipal e à Direção Regional de Saúde
Imprensa/Câmara 28/11/2020O número elevado de pessoas com cálculo renal - pedras nos rins - em Penápolis foi questionado segunda-feira (23), pelo vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB). Em requerimento aprovado pela Câmara Municipal, ele relata que são muitos os casos com o problema, o qual apresenta expressivos transtornos com dores e dificuldades para atendimento no setor público.
Tiquinho encaminhou documento à administração municipal e à Direção Regional de Saúde de Araçatuba com objetivo de apurar se existem dados sobre a quantidade de pessoas com pedras nos rins, estudos das causas e se já tem ações especiais para suporte no atendimento em Penápolis e região.
“É muita gente que tem cálculo renal em Penápolis. Trata-se de algo muito sério porque as pessoas vão várias vezes ao pronto-socorro municipal. Os exames e outros procedimentos no caso de cálculo renal são difíceis de conseguir. Algo precisa ser feito, incluindo trabalho preventivo”, disse Tiquinho. Cálculos renais ou pedras nos rins são formações endurecidas que se formam nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina.
REGIMENTO
A Câmara Municipal deve votar na sessão ordinária de segunda-feira (30), ajuste no seu regimento interno. A iniciativa, através de projeto de resolução de autoria do vereador Nardão Sacomani (DEM), dispõe que o mandato da mesa diretora e vice-presidente do Legislativo será de dois anos consecutivos, vedada a reeleição para o mesmo cargo dentro da mesma legislatura.
A propositura está disponibilizada na página www.camaradepenapolis.sp.gov.br (em sessão plenária). Com início às 19h, a sessão terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 14/TV a cabo), site, Youtube, Facebook e Rádio Ativa FM (93,5).
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.