Requerimento questiona atendimento e fila para hemodiálise
Política
Câmara Municipal tem defesa para implantação de um centro de hemodiálise na cidade
Da Redação 16/04/2024A Câmara Municipal de Penápolis aprovou segunda-feira, dia 15, requerimento do vereador Altair Reis (PL) na busca de informações da Secretaria Municipal de Saúde sobre o atendimento para moradores de Penápolis que necessitam de hemodiálise.
O documento questiona o número de pacientes com o encaminhamento do tratamento para Araçatuba, São José do Rio Preto, Três Lagoas e Lins, e a quantidade na lista de espera.
Durante a discussão do requerimento, Altair Reis manifestou preocupação com casos de pacientes de Penápolis e da comarca sem vagas para o procedimento.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer.
O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina. O tempo varia de acordo com o estado clínico do paciente e, em geral, é de quatro horas, três ou quatro vezes por semana.
Dependendo da situação clínica do paciente esse tempo varia de 3 a 5 horas por sessão e pode ser feita 2, 3, 4 vezes por semana ou até mesmo diariamente.
Com objetivo de oferecer melhores condições para os pacientes de Penápolis e municípios da comarca, a Câmara Municipal tem defesa para implantação de um centro de hemodiálise na cidade. (*) Por Imprensa/Câmara
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.