BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Reservatório do Pereirinha entra em funcionamento em agosto

Cidade

Construção beneficiará diversos bairros e uma população de 20 mil habitantes

Com reservação de 1,6 mil metros cúbicos, estrutura terá capacidade de atender uma população de 20 mil habitantes

Com reservação de 1,6 mil metros cúbicos, estrutura terá capacidade de atender uma população de 20 mil habitantes. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Com capacidade de abastecimento para uma população de 20 mil habitantes, as obras do reservatório de água do bairro Pereirinha serão concluídas em agosto. Nesta data, a estrutura estará em pleno funcionamento, garantindo o abastecimento e a reservação de 1,6 mil metros cúbicos de água.

Na quinta-feira (10), o prefeito Célio de Oliveira, o vice Carlos Alberto Feltrin e o presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Márcio Wanderley, verificaram o andamento das obras. O engenheiro da autarquia, Daniel Vitor de Sousa Souto, também acompanhou a visita.

A construção do reservatório é executada pela empresa Alfa Jota Engenharia Indústria e Comércio Ltda, contratada via licitação pública promovida pelo Daep. Segundo explicou o engenheiro, os trabalhos são executados em oito frentes. “Equipes trabalham na ligação de energia, nas construções da casa de bombas, da guarita de vigilância e dos reservatórios apoiado e elevado. As obras são executadas simultaneamente e a empresa prevê a conclusão para agosto. Nesta data, todo o reservatório estará em pleno funcionamento”, afirmou.

O reservatório elevado terá 19 metros de altura e capacidade de reservação de 600 metros cúbicos de água. Já o semienterrado possui capacidade de mil metros cúbicos, totalizando 1,6 mil metros cúbicos, suficientes para o abastecimento de uma população de 20 mil habitantes.

A construção beneficiará os bairros Pereirinha, Haroldo Camilo, Vicente Berbel, Colina Verde, Jardim Ipanema, Antonio Ferreira, Parque dos Girassóis, Portal Flamboyans, Tropical, Atlântica, Portal das Primaveras e Alphaville. De acordo com o prefeito Célio de Oliveira, o crescimento habitacional desta região fez com que houvesse a necessidade deste investimento.

“Hoje temos uma população de cerca de 12 mil habitantes, com uma estimativa de crescimento populacional para os próximos anos. O Daep já projetou uma estrutura capaz de atender esta futura demanda de moradores”, destacou.

“Em 2018, entregamos o Complexo de Reservação ‘Odemar Rosa Pereira’, no Bairro Jardim do Lago 4. O reservatório do Pereirinha foi uma obra planejada desde 2013, executada pelo Daep com recursos próprios. São estruturas fundamentais para garantir o abastecimento, caso haja algum problema no sistema de distribuição de água”, enfatizou o prefeito.

“Nos últimos anos, Penápolis registrou um alto crescimento habitacional e a estrutura de saneamento, coleta de esgoto e abastecimento de água, precisa acompanhá-lo. O último reservatório construído foi em 1997 no Jardim Pevi. Nesses mais de 20 anos, o sistema de reservação não seguiu o mesmo ritmo de crescimento. Por isso, a necessidade de investimentos na área”, acrescentou Oliveira.

Para execução do novo reservatório, o Daep investe o montante de R$ 2.130.888,88, com recursos próprios da autarquia. O valor inclui todas as etapas da obra, desde o projeto executivo, obras civis, parte elétrica e hidráulica, jardinagem, cercamento, entre outros itens. (*) Com informações da Secom – PMP



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.