Reservatório do Pereirinha entra em funcionamento em agosto
Cidade
Construção beneficiará diversos bairros e uma população de 20 mil habitantes
Da Redação 14/06/2020Com capacidade de abastecimento para uma população de 20 mil habitantes, as obras do reservatório de água do bairro Pereirinha serão concluídas em agosto. Nesta data, a estrutura estará em pleno funcionamento, garantindo o abastecimento e a reservação de 1,6 mil metros cúbicos de água.
Na quinta-feira (10), o prefeito Célio de Oliveira, o vice Carlos Alberto Feltrin e o presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Márcio Wanderley, verificaram o andamento das obras. O engenheiro da autarquia, Daniel Vitor de Sousa Souto, também acompanhou a visita.
A construção do reservatório é executada pela empresa Alfa Jota Engenharia Indústria e Comércio Ltda, contratada via licitação pública promovida pelo Daep. Segundo explicou o engenheiro, os trabalhos são executados em oito frentes. “Equipes trabalham na ligação de energia, nas construções da casa de bombas, da guarita de vigilância e dos reservatórios apoiado e elevado. As obras são executadas simultaneamente e a empresa prevê a conclusão para agosto. Nesta data, todo o reservatório estará em pleno funcionamento”, afirmou.
O reservatório elevado terá 19 metros de altura e capacidade de reservação de 600 metros cúbicos de água. Já o semienterrado possui capacidade de mil metros cúbicos, totalizando 1,6 mil metros cúbicos, suficientes para o abastecimento de uma população de 20 mil habitantes.
A construção beneficiará os bairros Pereirinha, Haroldo Camilo, Vicente Berbel, Colina Verde, Jardim Ipanema, Antonio Ferreira, Parque dos Girassóis, Portal Flamboyans, Tropical, Atlântica, Portal das Primaveras e Alphaville. De acordo com o prefeito Célio de Oliveira, o crescimento habitacional desta região fez com que houvesse a necessidade deste investimento.
“Hoje temos uma população de cerca de 12 mil habitantes, com uma estimativa de crescimento populacional para os próximos anos. O Daep já projetou uma estrutura capaz de atender esta futura demanda de moradores”, destacou.
“Em 2018, entregamos o Complexo de Reservação ‘Odemar Rosa Pereira’, no Bairro Jardim do Lago 4. O reservatório do Pereirinha foi uma obra planejada desde 2013, executada pelo Daep com recursos próprios. São estruturas fundamentais para garantir o abastecimento, caso haja algum problema no sistema de distribuição de água”, enfatizou o prefeito.
“Nos últimos anos, Penápolis registrou um alto crescimento habitacional e a estrutura de saneamento, coleta de esgoto e abastecimento de água, precisa acompanhá-lo. O último reservatório construído foi em 1997 no Jardim Pevi. Nesses mais de 20 anos, o sistema de reservação não seguiu o mesmo ritmo de crescimento. Por isso, a necessidade de investimentos na área”, acrescentou Oliveira.
Para execução do novo reservatório, o Daep investe o montante de R$ 2.130.888,88, com recursos próprios da autarquia. O valor inclui todas as etapas da obra, desde o projeto executivo, obras civis, parte elétrica e hidráulica, jardinagem, cercamento, entre outros itens. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.