FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Residência Inclusiva da Apae participa do projeto Corona Zero

Cidade

A partir da próxima segunda-feira (27) a residência passa a funcionar em novo endereço

A parceria entre o Rotary Club e Secretaria Municipal de Saúde, incluiu moradores e funcionários da Residência Inclusiva no exames

A parceria entre o Rotary Club e Secretaria Municipal de Saúde, incluiu moradores e funcionários da Residência Inclusiva no exames. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Os moradores e funcionários da Residência Inclusiva, Serviço de Acolhimento para Jovens e Adultos com Deficiência, administrado pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Penápolis, foram incluídos no Projeto "Corona Zero", direcionado para Penápolis, Glicério e Clementina.

O projeto, uma parceria entre o Rotary Club de Penápolis e Secretaria Municipal de Saúde, incluiu a doação de kits e EPI’s (equipamentos de proteção individual) para realização de testes RT-PCR, em diversas instituições e a Apae foi beneficiada.

As coletas foram realizadas e encaminhadas para exames em São Paulo e a entidade aguarda os resultados que estão previstos para chegar nesta semana.

A Apae agradeceu ao Rotary Club de Penápolis, que através de trabalhos humanitários tem contribuído com a comunidade.
RESIDÊNCIA

O projeto Residência Dia da Apae em Penápolis atende pessoas com deficiência, a maioria totalmente (ou parcialmente) dependente de outras pessoas nas atividades da vida diária e na sociedade civil.

A diretora administrativa da entidade, Iara Alves de Lima, informou que quando crianças elas ficam sob os cuidados de seus pais, que zelam e cuidam de seu bem-estar e independência de suas atividades.
“Porém, quando se tornam adultos seus pais já estão em uma idade que precisarão também de cuidados especiais e, eventualmente, a pessoa com deficiência poderá a qualquer momento ser desprovida de seus pais ou cuidadores”, explicou.

Na instituição, implantado no final de 2013 em parceria dos Governos Federal, Estadual e Municipal, o projeto atende uma clientela que necessita estar acolhida em um programa que funcione integralmente (24h), de segunda a domingo.

A meta é atender até 10 jovens ou adultos com deficiência intelectual, garantindo a continuidade de sua rotina e o resgate de sua vida social e comunitária. “Isso, com segurança e cuidados necessários para uma melhor qualidade de vida para todos”, reforçou Iara.
A partir da próxima segunda-feira (27) a residência passa a funcionar em novo endereço, na Rua Quinze de novembro 151, centro.

GARANTIAS

Trata-se de serviço de caráter assistencial, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, que garante a privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual.

Também tem por finalidade promover a convivência, a preservação e fortalecimento de vínculos comunitários, desenvolvimento pessoal e social destes indivíduos.

São jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não têm condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar, e que estão previstas no Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.