JOVEM PAN PENÁPOLIS

Residentes e funcionários do Lar Vicentino farão teste da Covid-19

Cidade

Decisão veio após a confirmação de caso positivo em um dos moradores

Caso surgiu mesmo com reforço em todas as medidas de prevenção sanitária no Lar Vicentino

Caso surgiu mesmo com reforço em todas as medidas de prevenção sanitária no Lar Vicentino. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O prefeito Célio de Oliveira (sem partido) confirmou ontem (30), durante o boletim sobre o novo coronavírus em Penápolis, que a secretaria municipal de Saúde está liberando a realização de 75 testes rápidos para a Covid-19 no Lar Vicentino. A decisão veio após a confirmação, na segunda-feira (27), de um caso positivo em um morador da instituição.

O secretário de pasta, coronel Wilson Carlos Braz, que não havia descartado a realização do procedimento nos demais internos e funcionários, reafirmou a medida. Segundo ele, a pasta já havia adquirido os testes, que agora serão aplicados na unidade de assistência aos idosos.

“A medida é necessária, por se tratar de local com público e de alto risco de contaminação pelo vírus”, disse. Segundo Braz, os próprios fabricantes informam que a eficácia do resultado é obtida somente após uma semana de apresentação dos sintomas. “O teste é feito pela coleta de sangue e o resultado sai em 20 minutos”, explicou.


PACIENTES

O idoso, que tem 74 anos e comorbidades, foi hospitalizado no último dia 21, após apresentar sintomas de tosse, febre e dificuldades de respiração, tendo o exame de tomografia constatado o quadro infeccioso para Covid-19. Outro interno do Lar Vicentino, de 70, que ficava no mesmo apartamento do positivado, também precisou de internação, pois havia fortes indícios do mesmo ter contraído a infecção.

Em virtude dessa situação, os demais que ficavam no mesmo quarto foram divididos em outros aposentos em quarentena e sendo acompanhados pela equipe de colaboradores do Lar. A direção não informou como o interno se infectou pela Covid-19, mas as autoridades municipais de saúde acreditam que a transmissão do vírus pode ter sido comunitária na cidade.

O prefeito ainda relatou que alguém assintomático, infectado pelo coronavírus pode ter feito, de forma involuntária, a transmissão. Embora nenhum funcionário tenha manifestado qualquer sintoma que sugerisse a contaminação, os testes serão realizados.


MEDIDAS

Na terça-feira (28), a direção do Lar Vicentino anunciou o reforço em todas as medidas de prevenção sanitária. Vale ressaltar que a entidade já havia suspendido, desde 23 março, todas as atividades com a participação externa, restringindo a entrada de pessoas que não fossem do quadro de colaboradores.

Por isso, a notícia confirmando a infecção de um de seus internos pegou a todos de surpresa. Isso porque todos os colaboradores adotaram rígidas medidas de higienização e proteção, com uso de máscaras faciais, entre outros. Até mesmo os membros da atual diretoria se afastaram da entidade como medida preventiva, acompanhando e resolvendo questões administrativas à distância.

A partir de então, também foram paralisadas as atividades do programa centro-dia, onde os idosos, não internos, passam o dia todo participando das atividades promovidas pelo lar, das 7h30 às 16h30 e, depois, retornam para seus lares.


NOTIFICAÇÕES

Até ontem (30) foram notificados, oficialmente, 45 casos suspeitos de coronavírus. Seis aguardam resultados dos exames laboratoriais e 35 foram descartados, incluindo os três óbitos. Há uma morte em investigação. Do total, 21 são homens e 24 mulheres.

Com relação à faixa etária, três são em menores de 12 anos e seis estão na faixa de 13 a 30. Dezenove pacientes têm idades entre 31 a 59 e 17 são idosos, com idade superior a 60. Os registros do boletim seguem as normas das resoluções estaduais.

Além do idoso internado no hospital, a cidade já computou outros dois casos positivos, sendo da mulher de 53 anos que já se recuperou e do empresário, de 53, que veio a óbito no último dia 3 de abril e foi sepultado no dia seguinte, sem velório, na Necrópole Santa Cruz.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.