Retomada do Dia dos Romeiros abre Semana Franciscana em Penápolis
Religião
Tradição de décadas é retomada após pandemia; romeiros demonstram devoção a São Francisco
Gilson Ramos 27/09/2022Após dois anos ausentes, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foi retomada a programação religiosa do Dia do Romeiro, em comemoração ao santo padroeiro de Penápolis, São Francisco de Assis.
A celebração já reuniu milhares de devotos do santo vindos em romaria ao Santuário. O reencontro foi no domingo (25). Hoje, com a criação de paróquias diocesanas em todas as cidades, a celebração ficou restrita às fraternidades capuchinhas de São Paulo e da Ordem Franciscana Secular (OFS) – também chamada de Ordem Terceira - em algumas localidades regionais.
Por exemplo, nesta edição de 2022, de retomada das atividades, vieram até ao Santuário São Francisco de Assis de Penápolis romeiros de Birigui, Dracena e São José do Rio Preto, num total de pouco mais de 100 participantes.
Mesmo assim, a espiritualidade franciscana continua forte e vibrante. A Coordenadora Distrital da OFS, Ana Angélica, de Dracena, externou a gratidão pelo reencontro com os irmãos e irmãs. “A pandemia trouxe muitas perdas. Foi muito triste termo que no isolarmos. Ficamos dois anos sem nos reunirmos. Mas Deus é maravilhoso. São Francisco é maravilhoso. Estamos muito felizes por esse reencontro e assim reformular a caminhada e perseverar com São Francisco de Assis”, disse.
Os romeiros foram recebidos em um café da manhã no Colégio Franciscano Coração de Maria. Depois, no auditório, houve Ofício da Manhã, conduzido por frei Rogê. Em seguida, em romaria pelas ruas da cidade, animados pela Banda Municipal, rumaram em procissão ao Santuário onde houve Missa, presidida pelo pároco frei Haroldo e concelebrada pelos frades da paróquia, Edmar que fez a homilia e Rogê, e coordenada pela Ordem Terceira.
As atividades do Dia dos Romeiros terminaram com almoço franciscano fornecido aos devotos do santo no salão paroquial.
PROGRAMAÇÃO
Os festejos do padroeiro prosseguem com o Tríduo, que tem início neste próximo sábado (1º), tendo Missa às 19h30 na comunidade Nossa Senhora Aparecida. No domingo (2), a Missa será às 19h30 no Santuário com a Bênção do Santissimo.
Já na segunda (3), é celebrado o Trânsito (morte) de São Francisco com encenação no Santuário, também às 19h30. Na terça (4), Dia do Padroeiro, haverá Missa às 7h no Santuário. Às 8h30 tem bênçãos dos animais no pátio da igreja. Ainda pela manhã, às 10h, será celebrada a Missa com a Catequese.
A procissão será às 18h, saindo da igreja Nossa Senhora Aparecida em direção ao Santuário. Durante o percurso haverá três paradas para meditações e orações. A procissão terá cantos e rezas motivando os devotos.
Quando chegar ao Santuário, será realizada a Missa Solene do Padroeiro, sob a presidência do bispo diocesano, Dom Francisco Carlos da Silva.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.