Revisão do plano de saneamento oferece capacitação gratuita nesta quinta
Cidade
Haverá emissão de certificado de participação de três horas de capacitação sobre o tema
Da Redação 04/08/2020Interessados em colaborar com a revisão do Plano Municipal de Saneamento de Penápolis podem participar de uma capacitação gratuita nesta quinta-feira (6), às 9h. As inscrições são gratuitas e o evento será online por meio do aplicativo Zoom.
Após a inscrição, o participante receberá o endereço de acesso da reunião remota. Os interessados podem fazer a inscrição no link https://www.even3.com.br/cpmdsbdps2020/, também disponível no site www.daep.com.br.
Haverá emissão de certificado de participação de três horas de capacitação sobre o tema. A iniciativa é voltada aos profissionais da área e a gestores do plano. Foram convidados diversos segmentos da sociedade e autoridades municipais.
Serão abordados os assuntos: metodologia utilização para sua elaboração, relatórios, registros de documentos e o produto final. A capacitação será ministrada pelo engenheiro civil Neiroberto Silva. O palestrante faz parte do corpo técnico da empresa N/S Engenharia Sanitária e Ambiental S/S Ltda ME, empresa contratada para a revisão do PMSB.
Segundo o presidente do Daep, Márcio Wanderley, o PMSB é um instrumento de planejamento que deve conter as diretrizes, metas e indicadores para melhorar a prestação dos serviços. “Este é o momento ideal para wsta revisão, pois o cenário nacional passa por mudanças estruturais. Por isso, é fundamental a participação de cidadãos penapolenses”, destacou.
Penápolis possui Plano Municipal de Saneamento desde 2011. A lei municipal 1.798/2011 instituiu a Política Municipal de Saneamento Ambiental e o Plano Municipal de Saneamento. A elaboração do PMSB é uma exigência legal, com a necessidade de revisão a cada 10 anos, conforme o novo marco regulatório do saneamento, do projeto de lei 4.162/2019 de 24 de junho de 2020.
REVISÃO
Parta a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) conta com a participação e colaboração da comunidade. Os cidadãos penapolenses podem opinar sobre seu conteúdo, por meio de uma consulta pública online.
As sugestões devem ser feitas a partir de formulário específico, disponibilizado no site do Daep. O interessado deve inserir seus dados e apresentar ao texto da proposta do PMSB, contribuições e justificativas.
É possível apresentar emendas substitutivas, modificativas ou supressivas. Não serão considerados formulários sem identificação completa do respondente. O prazo para envio de contribuições é até o dia 21 de agosto. O formulário e o Plano de Saneamento estão disponíveis no site da autarquia. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.