JOVEM PAN PENÁPOLIS

Órgãos de menino de 11 anos que morreu são transportados para SP

Saúde

Aeronave que levou fígado e pulmão decolou do aeroporto Dr. Ramalho Franco na tarde de hoje (19)

Equipe do Incor com o pulmão e fígado do menino que morreu em Araçatuba após passar mal em escola

Equipe do Incor com o pulmão e fígado do menino que morreu em Araçatuba após passar mal em escola. Foto: Ivan Ambrósio

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O fígado e o pulmão do menino de 11 anos, que morreu após passar mal na escola em que estudava, em Araçatuba, foram transportados por uma aeronave a capital paulista para o Incor (Instituto do Coração de São Paulo) na tarde desta quarta-feira (19).

O avião da empresa de taxi aéreo Alljet, que presta serviços ao hospital, decolou do aeroporto estadual Dr. Ramalho Franco, em Penápolis, por volta das 15h30. A previsão de chegada à capital paulista seria de 40 minutos.

O procedimento foi feito no local em virtude das obras que acontecem no Dario Guarita, em Araçatuba. O menino estudava na escola estadual Dr. Joubert de Carvalho, que fica na rua Pará, no Jardim Paulista. Ele passou mal e foi socorrido em estado grave pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) a Santa Casa.


AVCH

Ao dar entrada na unidade na segunda-feira (17), a equipe médica constatou tratar-se de AVCH (Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico). Ele teve morte cerebral constatada no dia seguinte, às 15h08, após todos os exames de protocolo de morte encefálica realizados pela equipe da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa de Araçatuba.

Com isso, familiares responsáveis pelo menino aceitaram doar os órgãos, mas não autorizaram a divulgação do seu nome. A compatibilidade da sorologia confrontada pela Central Nacional de Órgãos encontrou doentes que estão na fila de espera e compatíveis.

Os órgãos deverão beneficiar oito pessoas, com a doação do fígado, dois rins e duas córneas. Um forte esquema foi montado para o envio dos órgãos, que foram levados até o hangar do helicóptero Águia, da Polícia Militar, por viaturas da Guarda Municipal.

Em seguida, o helicóptero decolou até Penápolis, onde os pilotos da aeronave já aguardavam. O processo durou menos de 20 minutos, até a decolagem para São Paulo. Segundo o que foi apurado, o fígado, assim que chegasse ao Incor, seria direcionado para Ribeirão Preto.

Além dele, os rins também foram retirados e beneficiarão três pacientes que aguardam na fila por transplante. As córneas foram captadas pelo enfermeiro Mateus Tonons, da equipe da Santa Casa de Araçatuba e devem beneficiar dois pacientes. Foi o sexto procedimento feito este ano pela unidade.


PESAR

A Secretaria de Estado da Educação informou, por meio de nota, que a legislação não permite que as aulas sejam suspensas em virtude da morte de um aluno.

Porém, caso o velório prossiga até a manhã desta quinta-feira (19), os colegas de sala que quiserem se despedir dele serão liberados, desde que os pais apresentem o pedido de autorização para dispensa.

A pasta informa ainda que a direção da unidade lamenta o ocorrido e está oferecendo toda a assistência à família do aluno. (*) Com informações dos sites Regional Press e Hojemais Araçatuba



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.