JOVEM PAN PENÁPOLIS

Rio Preto chega a 505 casos e 18 mortes por Covid-19

Região

Cidade tem 110 casos em cada grupo de cem mil habitantes

O coeficiente da doença na cidade é de 112 casos para cada 100 mil habitantes

O coeficiente da doença na cidade é de 112 casos para cada 100 mil habitantes. Foto: Reprodução/internet

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

Com novos 13 casos positivos Rio Preto chega nesta sexta-feira, dia 22, a 518 pessoas contaminadas pelo coronavírus (Covid-19). São 18 óbitos, 235 recuperados, 116 profissionais da saúde contaminados e outros 89 casos em que pacientes apresentaram síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Ao todo dos 6.485 pacientes atendidos desde o início da pandemia 59% deles passaram por testes para detecção da doença, o que corresponde a 3.834 pessoas. O coeficiente da doença na cidade é de 112 casos para cada 100 mil habitantes.

São 573 casos notificados para SRAG, com 86 pacientes permanecendo internados (62 em enfermaria e 24 em UTI).

Durante a atualização dos casos nesta sexta-feira, o secretário de Saúde Aldenis Borim apresentou dados referentes ao atendimento da população nas unidades básicas de saúde e centros médicos. De janeiro a abril deste ano, apenas na Atenção Básica nas unidades não respiratórias, houve importante queda no número de atendimentos.

Em janeiro foram 171.683 atendimentos e em abril o número caiu para 106.057 atendimentos. No Laboratório de Patologia Clínica, no primeiro quadrimestre deste ano, os atendimentos que registraram 132.983 em janeiro caiu para 46.762 em abril. No entanto, a falta de atendimento deve ser explicada pelo número de pessoas que deixaram de procurar as unidades, o chamado absenteísmo, que chegou a 47% no mês passado.

“Grande parte desses pacientes não foram as consultas, atendendo a recomendação da própria Secretaria que se mantivesse em casa e também para que não houvesse superlotação das salas de espera”, explicou Aldenis Borim.

Em relação ao atendimento na Atenção Especializada e no Poupatempo da Saúde, também houve queda em relação aos números quando se comparado aos primeiros quatro meses do ano passado. Em 2019, consultas médicas de especialidade somaram 80.962 atendimentos e no mesmo período deste ano 62.904. São 58% de pessoas que faltaram as consultas pré-agendadas. Exames de imagem e diagnósticos foram 46.961 atendimentos nos quatro primeiros meses de 2019 e 37.805 neste ano, com 67% de faltosos.

“Na retomada da rotina nós teremos uma quantidade muito grande de consultas. Mas a prioridade neste momento é o coronavírus”, disse o secretário de Saúde.

A novidade é que a Unidade de Saúde do Jardim Vetorazzo que atendia apenas casos respiratórios retorna o atendimento habitual a partir de segunda-feira, dia 25. Isso se deve ao fato de que a unidade atendia uma média de apenas 7 pacientes com problemas respiratórios.

“Chegamos à conclusão que poderíamos suspender mais uma unidade de síndrome respiratória para poder atender a população nas consultas de rotina. Ali é uma região com uma densidade grande de pessoas que precisam voltar sua rotina”, explica Aldenis.

Com a decisão continuam o atendimento para casos respiratórios as unidades dos bairros Anchieta, Solo Sagrado, Estoril, Lealdade e Amizade e Faceres (para casos infantis)

Durante a atualização o secretário de Saúde comentou sobre o feriado em todo o Estado de São Paulo na próxima segunda-feira, dia 25. A decisão foi aprovada pela Assembleia Legislativa Estadual de antecipar o feriado do dia 9 de julho, a Revolução Constitucionalista de 1932. Com isso não haverá atendimento nas unidades de saúde de Rio Preto, exceto de urgência e emergência.

“Não foi possível avisar antes, então na segunda-feira não funcionará nenhuma unidade de saúde eletiva. Na terça começarão a entrar em contato com os pacientes para remarcar as consultas de acordo com a disponibilidade de vagas. Fomos pegos de surpresa”, afirmou Aldenis

Sobre uma possível retomada das atividades econômicas em Rio Preto a partir do dia 31 de maio, quando acaba o decreto estadual em vigor, o secretário disse que o governo vai seguir o plano elaborado que prevê várias etapas e critérios.

“Esse plano vai ser seguido na íntegra, se nós tivermos dia 31 condições epidemiológicas e outras. Percebemos cidades de médio e grande porte que estão falando em flexibilização sem ter um planejamento, não existe indicadores para fazer. Rio Preto não é assim”, explicou. (*) Por Prefeitura de São José do Rio Preto



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.