Rio Preto confirma mais nove mortes por coronavírus; total chega a 216
Região
Mais 143 casos positivos de Covid-19 também foram registrados. Informações foram divulgadas nesta segunda-feira (27)
Da Redação 28/07/2020São José do Rio Preto (SP) registrou na tarde desta segunda-feira (27) 143 novos casos positivos de coronavírus e mais nove mortes causadas pela doença. Com as atualizações, o município possui 7.706 moradores infectados e 216 óbitos.
De acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica, Andreia Negri, 42.965 moradores com estado gripal foram. Deste total, 31.869 colheram material genético e 24.163 testaram negativo.
Desde o início da pandemia, 1.130 profissionais de saúde foram contaminados pelo novo coronavírus. Ao todo, 991 pessoas tiveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e precisaram de internação. Atualmente, há 5.025 pacientes recuperados, representando 65%. O coeficiente de incidência é de 1.672 casos a cada 100 mil habitantes.
Até este domingo (26), 306 moradores de Rio Preto estavam internados em hospitais, sendo 122 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 184 em enfermaria. Deste total, 170 testaram positivo para Covid-19.
"As pessoas têm os sintomas, agravam um pouco mais tarde, e os leitos vão ser ocupados bem depois do início dos sintomas. Quando temos um aumento de casos em uma semana, isso vai refletir nas internações e no número de óbitos", diz.
AMPLIAÇÃO E MUDANÇA
A partir desta segunda, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaguaré passou a atender exclusivamente casos de síndromes respiratórias moderadas e graves, com a entrada de pacientes regulados por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ou seja, o atendimento de demanda espontânea foi suspenso.
Em contrapartida, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Solo Sagrado, que já funciona como unidade respiratória, ampliou o atendimento e passou a funcionar 24h para atender casos respiratórios leves. As outras unidades respiratórias existentes em Rio Preto permanecem com os mesmos horários de funcionamento já divulgados.
No caso do surgimento de sintomas respiratórios leves, o paciente deve buscar atendimento em uma dessas unidades respiratórias, que funcionam com atendimento de demanda espontânea. (*) Por G1 Rio Preto e Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.