JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Rio Preto registra mais 199 casos positivos e cinco novas mortes por coronavírus

Saúde

Município possui 24.663 moradores contaminados, sendo 23.644 recuperados e 664 vieram a óbito

Atualmente, 315 moradores estão internados, sendo 109 em UTIs e 206 em enfermaria

Atualmente, 315 moradores estão internados, sendo 109 em UTIs e 206 em enfermaria. Foto: Ilustração

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

São José do Rio Preto registrou, na tarde desta sexta-feira (16) mais cinco mortes por coronavírus. Nas últimas 24 horas, também foram confirmados 199 novos casos positivos da Covid-19, sendo 183 por RT-PCR (infecção recente) e 16 por teste rápido (infecção passada).

Com as atualizações, o município possui 24.663 moradores contaminados, dos quais 23.644 estão recuperados e 664 não resistiram às complicações da doença. Desde o início da pandemia, 5.525 profissionais de saúde testaram positivo para coronavírus e 2.602 pacientes tiveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Atualmente, 315 moradores estão internados em hospitais de Rio Preto, sendo 109 em UTIs (Unidades de Terapias Intensivas) e 206 em enfermaria. Desse total, 149 testaram positivo para a Covid-19.


ÓBITOS E TESTAGEM

Segundo o secretário de Saúde, Aldenis Borim, o coeficiente de incidência é de 5.310 casos confirmados para cada 100 mil habitantes. A taxa de letalidade é de 2,69%, uma das mais baixas do Brasil.

“Nós temos 89% dos casos testados. Isso é um nível elevadíssimo e mostra a colaboração dos hospitais que recebem os pacientes, dos convênios e das farmácias. Nossa Vigilância Epidemiológica fica em cima, quer saber o que está ocorrendo no nosso município”, afirmou.

De acordo com o titular da pasta, o número de óbitos confirmados no município não deve ser analisado isoladamente, mas de uma forma técnica e específica. “Ele é mais elevado, porque testamos muito. Quando o paciente vai a óbito, nós testamos e sabemos se foi pela Covid-19. Fazemos isso para que a população saiba o que está ocorrendo no nosso município”, alegou.


ALTERAÇÕES

Ainda segundo Borim, ocorrerão alterações nas unidades respiratórias e de internações em virtude do que o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus tem observado. Os horários de funcionamento também serão alterados. “A Unidade de Internação Básica Anchieta será fechada. O último dia de funcionamento dela será no domingo (18). Portanto, os pacientes serão encaminhados para os hospitais e outras unidades, como o Jaguaré”, destacou.

De acordo com o secretário, as unidades Gonzaga de Campos, Parque da Cidadania, Rio Preto I e Cidade Jardim, que foram fechadas há meses para realocar os profissionais de saúde, retomarão os atendimentos de rotina a partir da próxima quinta-feira (22).

“A Unidade de Pronto Atendimento Santo Antônio também vai retomar o atendimento não a Covid a partir de quarta-feira (21). Os leitos hospitalares foram ocupados por pacientes diagnosticados com a doença, mas, atualmente, temos falta de leitos para outras doenças”, reforçou.


NOVO DECRETO

A partir de sábado (17), fica proibida a venda de bebidas alcoólicas refrigeradas em todos os estabelecimentos comerciais, de qualquer natureza, das 22h às 6h, durante todos os dias da semana, exceto em sistema delivery.

“Percebemos que houve queda de aglomerações em lojas de conveniência. Hoje, nosso maior problema são os bares. Portanto, resolvemos tomar a atitude, porque com o fechamento dos bares, as pessoas saem e se aglomeram em conveniências e outros lugares”, finalizou Borim. (*) Com informações do site G1 de São José do Rio Preto e Araçatuba



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.