Rio Preto registra mais 657 casos positivos de coronavírus e sete novas mortes
Saúde
Cidade possui 38.413 moradores infectados, dos quais 977 vieram a óbito e 34.315 estão recuperados
Da Redação 16/01/2021São José do Rio Preto (SP) registrou mais 657 casos positivos de coronavírus e sete novas mortes provocadas pela doença. As informações foram divulgadas na tarde desta sexta-feira (15).
Com as atualizações, a cidade possui 38.413 moradores infectados pela Covid-19, dos quais 977 vieram a óbito e 34.315 estão recuperados.
Segundo a Secretaria de Saúde, 153.056 pacientes com estado gripal foram atendidos desde o início da pandemia. Deste total, 132.471 fizeram testes e 94.058 receberam diagnóstico negativo para o novo coronavírus.
Dos 38.413 casos positivos da doença, 3.869 tiveram Síndrome Respiratória Aguda Graves (SRAG) e 3.240 atuam como profissionais da área da saúde.
Até esta quinta-feira (14), 326 pacientes estavam internados em hospitais de Rio Preto, sendo 119 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 207 em enfermaria. Do total de hospitalizados, 193 foram diagnosticados com coronavírus.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o coeficiente de incidência da doença é de 8.338 casos positivos para cada 100 mil habitantes. A taxa de letalidade permanece em 2,54%.
ANÁLISE DOS DADOS
Durante coletiva de imprensa, o assessor especial da Secretaria de Saúde de Rio Preto, André Baitello, afirmou que houve um aumento considerável no percentual de positividade de casos de Covid-19.
“O índice de positividade nos testes dos pacientes avaliados com síndrome respiratória indica que a doença vem atingindo uma velocidade rápida de disseminação. Quanto à média móvel de casos confirmados, também observamos um aumento. Pulamos de 200 para 269. Nós já chegamos a ter 100 casos.”
André Baitello disse que a média móvel de mortes provocadas pela Covid-19 permanece em quatro, número inferior ao pico da doença, mas apresenta, nas últimas semanas, tendência de ascensão.
“Só lembrando que existe um atraso de pelo menos dez dias em relação aos casos e às internações. Ou seja, é provável que o número de óbitos aumento ao logo das próximas semanas. Acompanhando toda essa tendência, existe um aumento da taxa de ocupação de leitos, que chegou a 73,48%."
NOVA UNIDADE
Preocupada com o aumento no número de internações de pacientes, a Secretaria de Saúde vai inaugurar na próxima segunda-feira (28) a Unidade de Internação Básica Luz da Esperança.
"São leitos de enfermaria, com todos os cuidados necessários para pacientes de síndrome respiratória leve e moderada. Terão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e todos os equipamentos necessários", afirma André Baitello.
O prédio foi executado para ser uma Unidade Básica de Saúde (UBS), mas está totalmente adaptado para atendimento para casos de baixa e moderada gravidade.
"Os pacientes serão regulados pelo Samu. Ou seja, a unidade não é para atendimento primário. As pessoas não devem procurá-la. As unidades do Gabriela e São Francisco vão reduzir o atendimento rotineiro, porque parte das equipes prestará serviço na Unidade de Internação Básica da Luz da Esperança", diz o assessor da Secretaria de Saúde de Rio Preto.
FASE LARANJA
O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Rio Preto regrediu para a fase laranja do Plano São Paulo de flexibilização das atividades econômicas. O anúncio foi feito pelo governo estadual na tarde desta sexta-feira, após a região atingir 70% de ocupação hospitalar.
A fase laranja, segunda mais restritiva, é considerada uma etapa de atenção, com eventuais liberações. No entanto, o governo do estado de São Paulo divulgou no dia 8 de janeiro algumas mudanças nas restrições da fase.
Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros e parques estaduais, por exemplo, que só eram permitidos a partir da fase amarela, foram liberados a partir de agora. Já o consumo local em bares está totalmente proibido.
Todas as atividades liberadas podem funcionar por até oito horas diárias e não mais apenas quatro, como era na fase laranja do meio do ano passado. A capacidade de público subiu de 20% para 40%. Porém, todos os estabelecimentos devem funcionar até as 20h.
"O que são bares, de acordo com a regulamentação estadual? São todos os estabelecimentos que têm atividades predominantemente de bares, ainda que exerçam atividade de restaurantes ou lanchonete. Ou seja, é o estabelecimento onde predomina o fornecimento de bebidas alcoólicas para consumo no local. As atividades devem ser somente interna. Entregas em domicílio estão autorizadas", afirma a gerente da Vigilância Sanitária de Rio Preto, Miriam Wowk.
De acordo com Miram Wowk, festas, independentemente do tipo, estão proibidas. Os bufês que promovem eventos podem funcionar somente como restaurantes, conforme a determinação do governo estadual.
"Qualquer reunião, seja em local de trabalho, assembleias ou eventos, deve ser limitada a 25 pessoas. Na última alteração, nos tínhamos limitado os eventos para 50 pessoas, mas o estado está restringindo para 25. Os eventos que já foram autorizados ainda poderão ser realizados. Porém, os eventos que não foram analisados só poderão comportar 25 pessoas", explica. (*) Por G1 Rio Preto e Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.