Rio Preto tem mais 3 mortes por Covid-19 e secretaria liga alerta com aumento de casos
Saúde
Três óbitos registrados elevam o número geral para 834 em decorrência de complicações da Covid
Da Redação 11/12/2020São José do Rio Preto confirmou mais três mortes e 254 novos casos de coronavírus na quinta-feira (10). A secretaria de Saúde alerta para o aumento no número de casos e já pensa em abrir novos leitos e vê risco na queda no Plano SP de Flexibilização da economia.
Os três óbitos registrados elevam o número geral para 834 em decorrência de complicações da Covid desde o início da pandemia. Com os 254 novos casos, Rio Preto chega a 30.891 mil casos desde março. A cidade tem 28.948 pessoas recuperadas da Covid-19. O número chega a quase 90% do total de contaminados.
De acordo com dados da secretaria, a média móvel de casos, que era de 112 em novembro, agora é, neste início de dezembro, de 445 casos. No pico da doença, em agosto, foi de 741 casos por dia. O assessor da pasta, André Baitello, que também integra o comitê de enfrentamento da doença, afirma que o aumento no número de casos está relacionado ao abuso e falta de prevenção da população em festas e bares.
“O que percebemos pelas características de comportamento é de um abuso nas questões de festas, bares, isso é visível. Isso é uma tendência que temos de inibir, a população não pode achar que a doença acabou, pelo contrário, estamos em um momento de uma nova onda no aumento de casos”, afirmou.
No momento, são 280 pacientes internados de Rio Preto, sendo que 144 tem Covid, 66 deles em UTI e 78 em enfermarias. Baitelo disse também que a secretaria estuda já a ampliação no número de leitos. “Estamos com a proposição de abrir leitos de enfermaria e também de UTI, se tiver a necessidade. Nossa principal referência, a Santa Casa de Rio Preto, vem apresentando uma taxa de ocupação já de 80% e isso vai acabar levando a necessidade de abrir novos leitos”, disse.
Atualmente, Rio Preto está na fase amarela do Plano SP de flexibilização da economia. A nova reclassificação deve acontecer no ano que vem, mas o assessor acredita que se os números continuarem a subir, a região pode regredir de fase. “É provável que temos regressão no plano estadual com aumento no número de casos e a consequência disso, que é aumento nas internações e nas mortes”, finalizou. (*) Com informações do G1 de São José do Rio Preto e Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.