JOVEM PAN PENÁPOLIS

Roquinho pede AME Cirúrgico e prefeito Caíque reitera rotatória na Assis

Cidade

Pedidos foram feitos durante realização de audiência pública

Deputado estadual Roquinho pediu implantação do AME Cirúrgico em Penápolis

Deputado estadual Roquinho pediu implantação do AME Cirúrgico em Penápolis. Foto: Ivan Ambrósio

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A instalação de um AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Cirúrgico em Penápolis voltou novamente à tona. Durante audiência pública na tarde de ontem (6), o deputado estadual Roque Barbiere, o Roquinho (Avante), solicitou ao vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) a implantação de uma unidade na cidade.

“Foi prometido o ambulatório para o município pelo ex-governador, mas não se cumpriu. Gostaria que pensasse sobre o assunto e a viabilidade de ‘pagar essa conta’ para Penápolis”, pediu o parlamentar.

Em seu discurso, o prefeito Caíque Rossi (PSD) pediu que, na vinda do ambulatório, que este seja instalado na Santa Casa. “Nosso pedido, neste sentido, é que a implantação da unidade aconteça em nosso hospital, que sempre atendeu mais de 100 mil pessoas e que é da população”, ressaltou.

O vice-governador ficou de analisar o pedido, reiterando que, dentre as ações desenvolvidas pelo governo estadual, estão os investimentos na saúde. Em janeiro de 2019, uma determinação suspendeu temporariamente a instalação. O compromisso havia sido firmado em 2018, durante a gestão do ex-governador Márcio França (PSB) e na cerimônia de inauguração da Faculdade de Medicina da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis).

Após cumprir todas as etapas legais para o ato formal, foi publicado no Diário Oficial em 27 de dezembro o despacho que definiu a OS (Organização Social) responsável pelo gerenciamento do ambulatório.

O compromisso de Penápolis era de que a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu pudesse promover as adequações necessárias no prédio, que foi alugado pela Prefeitura por R$ 50 mil mensais, por um período de cinco anos, com a inauguração ocorrendo entre os meses de março e abril.

No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou a suspensão da instalação da unidade, decisão que o governador João Dória (PSDB) já teria tomado quando assumiu a gestão. Na época, foram publicados decretos que definiriam as ações, no sentido de aprimorar a aplicação de recursos e garantir a redução de gastos, com a revisão ou mesmo cancelamento de contratos.


ROTATÓRIA

Caíque reiterou o pedido para a construção de uma rotatória na rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), próximo ao local onde é construído um CD (Centro de Distribuição) da CSD (Companhia Sulamericana de Distribuição). O grupo já está presente com uma loja do Amigão Supermercados, inaugurado em julho de 2020.

O chefe do Executivo, acompanhado do secretário de Desenvolvimento e Trabalho, Fábio Ferracini, estiveram em audiência com o titular da pasta de Estado da Casa Civil, Antônio Carlos Rizeque Malufe, solicitando a demanda. Para Caíque, o dispositivo de acesso será necessário para facilitar o acesso ao centro e garantir a segurança no tráfego.

Garcia garantiu que o governo estadual fará a obra, desde que esteja tendo os investimentos para a implantação do espaço. “Prefeito, nas próximas semanas, se reúna com os diretores e venham até São Paulo com o projeto para darmos início as tratativas”, destacou.

O CD é um investimento de cerca de R$ 100 milhões. A primeira etapa de construção prevê a implantação de um barracão de 35 mil metros quadrados e a movimentação de 350 caminhões por dia.

Haverá movimentação diária de 150 a 170 veículos pesados e aquecimento da economia local com atração de investimentos adjacentes. A área adquirida pela companhia e que teve ampla participação do poder público no ano passado, é a Fazenda Boa Vista, às margens da Assis, que pertencia à família do casal Voely Soares Mendonça e André Mendonça. O total adquirido pela CSD foi 20 alqueires de terra.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.