Rotaract e Prefeitura iniciam projeto de acessibilidade em espaços públicos
Cidade
Utilização de QR Codes aliada à tradução em libras representa um avanço significativo no campo da acessibilidade
Da Redação 31/05/2024O Rotaract Club de Penápolis deu início no último sábado (25) à instalação de placas com QR Code que fornece traduções em Libras (Língua Brasileira de Sinais) em locais públicos. O primeiro local a receber a placa foi o Paço Municipal, sede administrativa da Prefeitura de Penápolis.
O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Caique Rossi; de membros do Rotaract Club; da presidente da Comissão de Diversidade, Inclusão e Cidadania do Rotary Distrito 4470, Larissa Galinari; da intérprete e professora Rosa Morelli, e da estudante com deficiência auditiva, Mel.
A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura. Na primeira fase do projeto, a expectativa é instalar as placas em mais de 70 locais, incluindo escolas, unidades básicas de saúde, hospitais, shopping centers e museus.
O projeto consiste em instalar placas com QR Code que, ao serem escaneadas com um celular, direcionam para vídeos traduzidos em libras com informações sobre o local público. Essa iniciativa visa promover a inclusão e a acessibilidade para pessoas surdas, permitindo-lhes compreender informações importantes através da Língua Brasileira de Sinais.
O prefeito Caique Rossi destacou a importância do projeto e parabenizou o Rotaract pela iniciativa. "Este é um passo importante para tornar Penápolis uma cidade mais inclusiva. Somos o primeiro município a implementar um projeto inovador como este, que certamente servirá de inspiração para outras cidades", afirmou.
Segundo o projeto do Rotaract, a utilização de QR Codes aliada à tradução em libras representa um avanço significativo no campo da acessibilidade. Os vídeos traduzidos garantem que as informações sejam compreendidas de maneira clara e acessível por pessoas surdas. Além disso, os vídeos são legendados e possuem áudio, atendendo a diferentes formas de acessibilidade e necessidades de diversos públicos.
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população de Penápolis é de 61.679 habitantes. Entre eles, 2.950 pessoas (5,05% da população) apresentam algum grau de dificuldade auditiva. Dentro desse grupo, 140 pessoas são totalmente surdas, 538 enfrentam grandes dificuldades para ouvir, e 2.272 têm alguma dificuldade.
O projeto foi idealizado pelo Rotaract Club de Penápolis e desenvolvido em várias fases: aprovação pelo Executivo, seleção dos pontos de instalação, criação dos textos dos locais públicos, gravação dos textos em Libras, edição dos vídeos com legenda e áudio, e criação do modelo das placas. Os vídeos foram gravados com o apoio da professora Vivian Morelli e traduzidos pela professora Rosa Morelli. A segunda etapa do projeto está prevista para o próximo semestre, quando novos pontos da cidade serão selecionados para receber as placas. (*) Com informações da Prefeitura e do Rotaract
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.