Roubos diminuem e furtos aumentam em janeiro, segundo SSP
Polícia
Comparação foi feita com o mesmo período do ano anterior
Ivan Ambrósio 17/03/2021Penápolis teve queda de 50% nos casos de roubos em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020, segundo levantamento divulgado pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo). Conforme os dados, no mês retrasado, a cidade registrou três ocorrências desta modalidade, ante seis em janeiro do ano passado.
Os roubos de veículos se mantiveram zerados nos dois períodos. Os furtos, por sua vez, elevaram 26,6%, passando de 45 para 57 casos, assim como os furtos de veículos, de dois para quatro. Até o momento, Penápolis já registrou um homicídio doloso; 19 lesões corporais dolosas; 28 lesões corporais culposas por acidente de trânsito; três estupros; três roubos; um roubo de carga; 57 furtos e quatro furtos de veículos.
REGIÃO
A região fechou janeiro com queda nos roubos e furtos em geral e de veículos, além dos roubos de cargas. Os roubos a bancos, latrocínios e as extorsões mediante sequestro apresentaram estabilidade, sem nenhum registro de ocorrência no período. Nos roubos em geral houve diminuição de 34,6% - foram 51 ocorrências no mês passado, contra 78 em janeiro de 2020 (27 casos a menos).
É o menor número para o período da série histórica, iniciada em 2001. Os roubos de veículos caíram de cinco para três registros de boletins de ocorrência no mês. A tendência se estendeu para os furtos em geral, que tiveram redução de 14%, passando de 712 para 612 casos, ou seja, 100 a menos. É o menor número para o período da série histórica.
Os furtos de veículos recuaram 22%, de 50 para 39 – 11 a menos em janeiro deste ano. Os roubos a bancos e as extorsões mediante sequestro permaneceram zerados no mês, assim como em janeiro de 2020. Os roubos de cargas tiveram redução de um caso – passando de 2 para um no mês passado. Os casos e vítimas de latrocínio ficaram zerados em janeiro, assim como em igual mês do ano passado.
Os casos de homicídios oscilaram de nove para dez na comparação mensal. As vítimas do indicador ficaram estáveis, com 10 registros. As taxas dos últimos 12 meses (de fevereiro de 2020 a janeiro de 2021) ficaram em 8,42 casos e 8,80 vítimas a cada grupo de 100 mil habitantes. No primeiro mês do ano, os estupros subiram de 15 para 18 casos.
PRODUTIVIDADE
O trabalho realizado pelas três polícias – Militar, Civil e Científica – também foi destaque no balanço divulgado pela secretaria. Em janeiro, 19 prisões foram efetuadas na cidade. O total de inquéritos instaurados foi de 63. Houve seis ocorrências de tráfico de entorpecentes, uma de porte e 13 flagrantes foram lavrados.
Seis pessoas foram presas por mandado, 13 em flagrante e um adolescente apreendido em flagrante. Na região, o trabalho resultou em 276 prisões e na apreensão de 19 armas de fogo ilegais. Também foram registrados 83 flagrantes por tráfico de entorpecentes.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.