FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Roubos diminuem em 28,5% e furtos caem em abril no município, aponta SSP

Polícia

Desde o começo do ano, Penápolis não registrou nenhum caso de roubo de veículos

Em abril, 25 prisões foram feitas na cidade, 83 inquéritos instaurados e 8 flagrantes lavrados

Em abril, 25 prisões foram feitas na cidade, 83 inquéritos instaurados e 8 flagrantes lavrados. Foto: Ivan Ambrósio

FERREIRA ENGENHARIA RODAPÉ 1 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Os casos de roubos e furtos diminuíram em abril na cidade, em comparação com o mesmo período do mês anterior, segundo dados divulgados na quarta-feira (26), pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo).

Conforme os números, em Penápolis sete assaltos foram registrados em março e, no mês passado, a quantidade foi cinco, uma redução de 28,5%. Analisando com o mesmo período de 2021, a quantidade aumenta já que, naquela época, houve três ocorrências.

Já os furtos recuaram 23,4%, passando de 64 para 49 em abril. No mesmo mês, porém do ano passado, houve elevação, já que foram registrados naquele período 35. O roubo de veículos permanece zerado desde o começo do ano e o furto de veículos, por sua vez, passou de três para dois casos.

Desde o começo do ano, o município registrou um homicídio doloso; dois homicídios culposos por acidentes de trânsito; quatro tentativas de homicídio; 84 lesões corporais dolosas; 98 lesões corporais culposas por acidente de trânsito; cinco estupros; 19 roubos; 224 furtos e nove furtos de veículos.


REGIÃO

A região terminou abril com queda nos casos e vítimas de homicídios dolosos, assim como nas ocorrências de roubos em geral, de carga e de veículos. Latrocínios, roubos a banco e as extorsões mediante sequestro permaneceram zerados.

A análise leva em consideração os dados desse ano, em comparação com 2019, período pré-pandemia e que tem um cenário semelhante ao atual. No mês passando, houve nove casos a menos de mortes intencionais na região, em comparação com abril de 2019.

A quantidade passou de 10 para 1 - o menor total da série histórica, iniciada em 2001. No número de vítimas deste crime, a queda foi ainda maior – passou de 11 para uma. Com os resultados, as taxas dos últimos 12 meses - maio de 2021 a abril de 2022 - ficaram em 10,88 ocorrências e 11,27 vítimas de homicídios dolosos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Os roubos em geral apresentaram recuo de 21,2% na mesma comparação, passando de 66 para 52 ocorrências. A tendência se estendeu aos roubos de veículos, que caíram de oito para três casos.

Os dois indicadores também tiveram redução na comparação do primeiro quadrimestre deste ano com igual período de 2019. Os roubos em geral recuaram 29,9% (de 288 para 202) e os roubos de veículos caíram de 21 para nove.

Ainda houve recuo de um caso no número de roubos de carga. O indicador registrou uma ocorrência em abril 2019 e nenhuma em igual mês de 2022. No mesmo comparativo, os indicadores de vítimas e ocorrências de latrocínio, roubos a banco e extorsões mediante sequestro permaneceram zerados.

No mês passado, os furtos em geral cresceram 1,4%, passando de 588 para 596 registros. A alta também se estendeu para os furtos de veículos, o qual passou de 24 para 39 ocorrências.


PRODUTIVIDADE

O trabalho realizado pelas três polícias – Militar, Civil e Científica – também foi destaque no balanço divulgado pela secretaria. Em abril, 25 prisões foram efetuadas na cidade, 83 inquéritos instaurados e oito flagrantes lavrados.

Houve ainda três casos de porte de entorpecentes e sete de tráfico. A secretaria informou que uma arma de fogo foi recolhida, dois infratores apreendidos em flagrante, oito pessoas presas em flagrante e 17 por mandado. Quatro veículos foram recuperados.

Já na região, o trabalho resultou em 351 prisões e na apreensão de 21 armas de fogo ilegais. Também foram registrados 95 flagrantes por tráfico de entorpecentes. Nos primeiros quatro meses do ano, por sua vez, foram feitas 1.428 prisões e apreendidas 82 armas de fogo ilegais. Também foram registrados 403 flagrantes por tráfico.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.