JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Roubos e furtos de veículos diminuem em fevereiro

Polícia

Dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo

A região terminou fevereiro com redução nos casos e vítimas de roubos, segundo a secretaria

A região terminou fevereiro com redução nos casos e vítimas de roubos, segundo a secretaria. Foto: Reprodução

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Os roubos em geral reduziram em 16% em fevereiro, em comparação com o mesmo período do mês anterior. Os dados foram divulgados esta semana pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo). Conforme os números, foram registrados cinco casos desta modalidade, ante seis em janeiro.

Outro índice que ficou em baixa foi o furto de veículos, passando de dois para uma ocorrência (50%). Já o roubo de veículos permaneceu zerado, sem nenhum crime desta modalidade. O furto se manteve estável, com 45 casos deste tipo, mesmo número computado em janeiro.

Se formos comparar os números com fevereiro de 2019, apenas os roubos aumentaram em 25%, passando de quatro para cinco ocorrências. Já os furtos caíram de 53 para 45 casos, uma baixa de 15%. O roubo de veículos continuou zerado, sem nenhum registro, e os furtos de veículos com duas ocorrências.

Até o momento, a cidade teve nos dois primeiros meses três tentativas de homicídios; 46 lesões corporais dolosas; 42 lesões corporais culposas por acidentes de trânsito; dois estupros; 12 roubos; duas lesões corporais culposas; um roubo de carga; 90 furtos e três furtos de veículos.


PRODUTIVIDADE

O trabalho realizado pelas três polícias – Militar, Civil e Científica – também foi destaque no balanço divulgado pela secretaria. Em fevereiro, 20 prisões foram efetuadas na cidade. O total de inquéritos instaurados foi de 58 e uma ocorrência de porte de entorpecentes foi registrada.

Tráfico de drogas foram cinco. Uma arma de fogo foi apreendida e 11 flagrantes foram lavrados. Pessoas presas em flagrante somam 14 e nove foram detidas após cumprimento de mandado. Dois veículos foram recuperados, um adolescente foi apreendido em flagrante e um por mandado. Na região em que a Seccional de Araçatuba atua, foram 374 prisões, retirada de 28 armas de fogo ilegais e 92 flagrantes de tráfico.


REGIÃO

A região terminou fevereiro com redução nos casos e vítimas de homicídios dolosos, nos estupros, nos roubos e furtos em geral e nas ocorrências de roubos de carga e de veículos. Os indicadores de latrocínio, roubos a banco e extorsões mediante sequestro permaneceram zerados.

Os homicídios caíram de quatro para dois boletins de ocorrência dessa natureza na região, se comparados os meses de fevereiro de 2019 e de 2020. O mesmo aconteceu com o número de vítimas dessa modalidade criminosa. Os totais são os menores já contabilizados desde 2001.

As taxas dos últimos 12 meses (de março de 2019 a fevereiro de 2020) ficaram em 7,55 casos e 7,81 vítimas a cada grupo de 100 mil habitantes. Os estupros caíram pela metade, passando de 24 para 12 na comparação mensal. Não houve nenhum registro de extorsão mediante sequestro desde que as estatísticas criminais passaram a ser contabilizadas.

Além disso, é a 5ª vez consecutiva que os casos e vítimas de latrocínios ficam zerados na região. O indicador de roubos de veículos recuou de seis casos no segundo mês de 2019 para um no mês passado. Nos roubos em geral a queda foi ainda mais acentuada. Com diminuição de 28,2% ou, em números absolutos, 22 casos a menos, a quantidade passou de 78 para 56 – é a menor soma da análise histórica.

Os furtos de veículos, entretanto, subiram de 35 para 51 casos. Já nos furtos em geral houve diminuição de 3,3% - foram 608 ocorrências em janeiro, contra 629 mês passado. É a primeira vez que o indicador fica abaixo de 610 registros. Assim como as extorsões mediante sequestro, os roubos a banco estão zerados em toda a série histórica. Já os roubos de carga não contabilizaram ocorrência no mês passado, após dois casos registrados no segundo mês de 2019.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.