AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Roubos e furtos diminuem em março, aponta SSP

Polícia

Números foram disponibilizados no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP

Trabalho das polícias foi destaque no balanço de março divulgado pela secretaria estadual de segurança

Trabalho das polícias foi destaque no balanço de março divulgado pela secretaria estadual de segurança. Foto: Arquivo/JI

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Os roubos em geral reduziram em 14% em março, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo). Conforme os números, foram registrados seis casos desta modalidade, ante sete.

Outro índice que ficou em baixa foi o furto, passando de 35 para 30 (14%). Já o roubo de veículos, conforme o órgão, subiu de zero para uma ocorrência, assim como o furto de veículos, que passou para três casos, ante nenhum em março do ano passado.

Se formos comparar os números com fevereiro deste ano, apenas o furto reduziu em 33%, passando de 45 para 30. Já os roubos aumentaram de cinco para seis (20%), o roubo de veículos de zero para um e os furtos de veículos de uma para três ocorrências.


HOMICÍDIO

O levantamento mostrou também que Penápolis registrou seu primeiro caso de homicídio doloso – quando há intenção – deste ano, justamente em março. Na época, Cléber Alexandro Martins, de 44 anos, foi morto na rua Fortunato Santin Sussae, no Residencial Marco Guerrero.

O crime ocorreu por volta das 4h40. Uma equipe da Polícia Militar patrulhava a cidade, quando recebeu denúncia anônima envolvendo uma motocicleta. Chegando ao local, os PMs se depararam com a vítima próximo do veículo com uma perfuração nas costelas do lado esquerdo.

Martins foi levado pelo Resgate do Corpo de Bombeiros ao pronto-socorro, mas veio a óbito ao dar entrada. Na unidade, os militares foram informados que o homem tinha sido atingido por dois disparos, um em cada lado do corpo. Equipe do IC (Instituto de Criminalística) foi ao local e realizou perícia.

O celular e uma blusa de moletom foram apreendidos. O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Araçatuba, onde passou por exame necroscópico e, em seguida, liberado aos familiares para velório e sepultamento. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Ainda em maço, foram registrados 19 casos de lesões corporais dolosas, número menor do que o registrado em fevereiro, com 27. Foram computados 26 ocorrências de lesões corporais culposas por acidente de trânsito, ante 17 no mesmo período do mês anterior.


PRODUTIVIDADE

O trabalho realizado pelas três polícias – Militar, Civil e Científica – também foi destaque no balanço divulgado pela secretaria. Em março, 22 prisões foram efetuadas na cidade. O total de inquéritos instaurados foi de 50 e nenhuma ocorrência de porte de entorpecentes foi registrada.

Tráfico de drogas foram seis casos. Uma arma de fogo foi apreendida e nove flagrantes foram lavrados. Pessoas presas em flagrante somam dez e 13 foram detidas após cumprimento de mandado. Um adolescente foi apreendido em flagrante. Na região em que a Seccional de Araçatuba atua, foram 323 prisões, retirada de 31 armas de fogo ilegais e 76 flagrantes de tráfico.


REGIÃO

A região terminou março com redução nos casos de roubos e furtos em geral e manteve zeradas as ocorrências e vítimas de latrocínio, roubos a banco e extorsões mediante sequestro. Nos roubos em geral, queda foi de 18,8%. Os números passaram de 64 em março de 2019 para 52 no mês passado.

Os furtos de veículos subiram de 27 para 38. Já o indicador de roubos de veículos subiu de cinco no terceiro mês de 2019 para 11 no mês passado. Os furtos em geral houve diminuição de 23,3%; foram 454 ocorrências no mês passado, contra 592 em março de 2019. É a primeira vez que a indicador ficou abaixo 500. Não houve registro de roubo de carga no mês, contra um caso em março de 2019. Os roubos a banco permaneceu zerado pela segunda vez consecutiva.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.