Roubos e furtos diminuem em março, aponta SSP
Polícia
Números foram disponibilizados no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP
Ivan Ambrósio 20/05/2020Os roubos em geral reduziram em 14% em março, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo). Conforme os números, foram registrados seis casos desta modalidade, ante sete.
Outro índice que ficou em baixa foi o furto, passando de 35 para 30 (14%). Já o roubo de veículos, conforme o órgão, subiu de zero para uma ocorrência, assim como o furto de veículos, que passou para três casos, ante nenhum em março do ano passado.
Se formos comparar os números com fevereiro deste ano, apenas o furto reduziu em 33%, passando de 45 para 30. Já os roubos aumentaram de cinco para seis (20%), o roubo de veículos de zero para um e os furtos de veículos de uma para três ocorrências.
HOMICÍDIO
O levantamento mostrou também que Penápolis registrou seu primeiro caso de homicídio doloso – quando há intenção – deste ano, justamente em março. Na época, Cléber Alexandro Martins, de 44 anos, foi morto na rua Fortunato Santin Sussae, no Residencial Marco Guerrero.
O crime ocorreu por volta das 4h40. Uma equipe da Polícia Militar patrulhava a cidade, quando recebeu denúncia anônima envolvendo uma motocicleta. Chegando ao local, os PMs se depararam com a vítima próximo do veículo com uma perfuração nas costelas do lado esquerdo.
Martins foi levado pelo Resgate do Corpo de Bombeiros ao pronto-socorro, mas veio a óbito ao dar entrada. Na unidade, os militares foram informados que o homem tinha sido atingido por dois disparos, um em cada lado do corpo. Equipe do IC (Instituto de Criminalística) foi ao local e realizou perícia.
O celular e uma blusa de moletom foram apreendidos. O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Araçatuba, onde passou por exame necroscópico e, em seguida, liberado aos familiares para velório e sepultamento. O caso é investigado pela Polícia Civil.
Ainda em maço, foram registrados 19 casos de lesões corporais dolosas, número menor do que o registrado em fevereiro, com 27. Foram computados 26 ocorrências de lesões corporais culposas por acidente de trânsito, ante 17 no mesmo período do mês anterior.
PRODUTIVIDADE
O trabalho realizado pelas três polícias – Militar, Civil e Científica – também foi destaque no balanço divulgado pela secretaria. Em março, 22 prisões foram efetuadas na cidade. O total de inquéritos instaurados foi de 50 e nenhuma ocorrência de porte de entorpecentes foi registrada.
Tráfico de drogas foram seis casos. Uma arma de fogo foi apreendida e nove flagrantes foram lavrados. Pessoas presas em flagrante somam dez e 13 foram detidas após cumprimento de mandado. Um adolescente foi apreendido em flagrante. Na região em que a Seccional de Araçatuba atua, foram 323 prisões, retirada de 31 armas de fogo ilegais e 76 flagrantes de tráfico.
REGIÃO
A região terminou março com redução nos casos de roubos e furtos em geral e manteve zeradas as ocorrências e vítimas de latrocínio, roubos a banco e extorsões mediante sequestro. Nos roubos em geral, queda foi de 18,8%. Os números passaram de 64 em março de 2019 para 52 no mês passado.
Os furtos de veículos subiram de 27 para 38. Já o indicador de roubos de veículos subiu de cinco no terceiro mês de 2019 para 11 no mês passado. Os furtos em geral houve diminuição de 23,3%; foram 454 ocorrências no mês passado, contra 592 em março de 2019. É a primeira vez que a indicador ficou abaixo 500. Não houve registro de roubo de carga no mês, contra um caso em março de 2019. Os roubos a banco permaneceu zerado pela segunda vez consecutiva.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.