COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Rua Anchieta terá sentido duplo a partir desta quarta-feira

Cidade

Mudança ocorre no trecho compreendido entre as avenidas Santa Casa e Ivanoé de Cunto

Mudança ocorrerá no trecho entre as avenidas Santa Casa e Ivanoé de Cunto; motoristas devem ficar atentos

Mudança ocorrerá no trecho entre as avenidas Santa Casa e Ivanoé de Cunto; motoristas devem ficar atentos. Foto: Ivan Ambrósio

JOVEM PAN PENÁPOLIS

A partir desta quarta-feira (30), a rua Anchieta sofrerá mudança, retornando em sentido duplo no trecho das avenidas Santa Casa e Ivanoé de Cunto. O trecho da via até a avenida Rui Barbosa, no Centro, permanece com sentido único, situação que não mudou em 2018, quando a alteração foi aplicada e que será alterada.

Sendo assim, os motoristas precisarão ficar atentos para a mudança que a secretaria municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana fará nessa via. A alteração, conforme explicou o secretário José Carlos Flávio da Silva, atende “solicitações verbais e abaixo-assinado, feito pelos moradores que residem nos arredores da rua”.


SINALIZAÇÃO

A pasta responsável pela mudança informa que o local está devidamente sinalizado, porém, pede atenção aos condutores para manter a segurança no trecho. Em dezembro de 2018, a secretaria fez a mudança de sentido único do trecho.

Naquela ocasião, as medidas, segundo o titular da pasta, foram discutidas junto ao conselho municipal de trânsito e a alegação era que a mudança faria parte do sistema binário, que reorganizaria as vias em sentido único. Esse sistema é muito utilizado em grandes cidades, com o objetivo de trazer mais segurança aos motoristas e pedestres.


DIFICULDADES

Depois de quase dois anos, as alterações não atenderam às expectativas da comunidade daquela região. A reportagem apurou que havia dificuldades para moradores do Jardim Shangrilá e de outros bairros próximos do estádio municipal Tenente Carriço, que trafegavam pela rua Odoço Marques, pretendendo acessar a Ramalho Franco.

Para isso, era preciso trafegar pelo menos 300 metros - sentido a Vila Paulista - para encontrar uma via que cruzasse a Anchieta e, assim, acessar a Ramalho Franco. Outra dificuldade era que os motoristas não respeitavam o retorno na praça Sílvio Beneciutte para acessar a travessa Pedro Alves Maia que até, recentemente, era o acesso para a Ramalho Franco.

Acompanhando o trânsito no local, a reportagem constatou que os motoristas entravam cerca de 50 metros na contramão para usar a Pedro Alves Maia. Com isso ocorrendo, essa via teve inversão de sentido, ou seja, voltou ao que era antes.

Assim, ficou ainda mais difícil para o trânsito fluir com mais comodidade na região. Com a mudança, em sentido duplo, a secretaria municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana espera atender as expectativas dos motoristas, bem como de moradores da região, que acreditam ser essa a melhor forma de melhorar o fluxo de veículos.


REORGANIZAÇÃO

A pasta, desde as primeiras mudanças com vias de mão única, tem a perspectiva de que essa nova medida seria muito importante para a reorganização do trânsito da cidade, argumentando que, com uma frota de mais de 50 mil veículos, Penápolis precisa adotar medidas mais modernas em relação ao trânsito.

O sistema binário, que reorganiza as vias em sentido único, aplicado no município, é utilizado em grandes cidades para trazer mais segurança aos motoristas e pedestres. A secretaria reiterou ainda que todas as alterações de trânsito são discutidas pelo conselho, composto por representantes da sociedade civil e do poder público.


 



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.