AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Rubinho Bertolini é nomeado para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho

Política

A convite do prefeito Caíque Rossi (PSD), novo secretário assume o cargo hoje (1º)

Rubinho estava atuando como assessor parlamentar de um deputado estadual

Rubinho estava atuando como assessor parlamentar de um deputado estadual. Foto: Arquivo/JI

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

O novo secretário municipal de Desenvolvimento e Trabalho de Penápolis é Rubinho Bertolini, que já foi vereador, presidente da Câmara e prefeito interino da cidade de janeiro a maio de 2017. A sua nomeação foi publicada por meio da portaria 313, de 29 de julho, na edição da última sexta-feira (29), no Diário Oficial eletrônico municipal.

A convite do prefeito Caíque Rossi (PSD), Rubens de Medici Ito Bertolini assume o cargo a partir desta segunda-feira (1º). Ele será responsável por uma importante pasta que estava sem titular desde o final de março, com a saída do então secretário Fábio Ferracini. O ex-secretário deixou o cargo para concorrer a deputado estadual.

Rubinho não é uma indicação do Sincomércio e nem da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Penápolis, entidades que tiveram a preferência de apresentar no início do mandato do atual governo o nome que representasse a categoria empresarial da cidade.

Com relação ao novo secretário, as duas entidades consultadas após o convite já ter sido feito a Rubinho, manifestaram não ter nada contra, mas deixando claro que não saiu de indicação interna de diretores, associados ou mesmo de pessoa do comércio ou da indústria, como foi com Ferracini.

Rubinho foi candidato a prefeito na eleição de 2020 pelo Republicanos, ficando em terceiro lugar na disputa entre cinco pretendentes ao Paço Municipal. O partido conseguiu eleger uma vereadora, a Dona Vilma.


ALIANÇA

Com Caique Rossi e seu grupo político, teve apoio que o levou à condição de prefeito interino, após unir forças para derrotar o grupo que havia vencido a eleição de 2016, na disputa pela presidência da Câmara de Vereadores.

Vencendo nas urnas, o prefeito reeleito, Célio de Oliveira, teve sua candidatura cassada pela Justiça Eleitoral. Somente quatro meses depois conseguiu validar o seu registro de candidato e a sua eleição em recurso em Brasília, retornando à Prefeitura em meados de maio de 2017.

Na interinidade, Rubinho teve a maioria dos nomes do governo indicada pelo PSD. Antes mesmo de terminar o governo interino, já havia rompido com o grupo de Caique, demitindo alguns dos secretários indicados pelo principal grupo apoiador da sua passagem pela Prefeitura.

Sua breve gestão no comando do município foi marcada por alguns conquistas, deixando o cargo com boa avaliação para reassumir a presidência da Câmara.

Advogado de formação, e já tendo passagens pelas assessorias jurídicas do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) e da Câmara de Penápolis, Rubinho estava atuando como assessor parlamentar de um deputado estadual, e cogitava sair candidato a deputado federal pelo Republicanos.

Com o acerto para fazer parte da atual administração, abandona a candidatura para deputado, e muito provavelmente também qualquer possibilidade de disputar novamente a Prefeitura contra o atual prefeito, que deverá ir para a tentativa de reeleição em 2024.

Uma das possibilidades já aventadas nessa sua aproximação com Caique, é de Rubinho vir a ser possível candidato a vice do grupo governista.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.