JOVEM PAN PENÁPOLIS

Rubinho Bertolini não reassume Secretaria de Desenvolvimento e deixa governo municipal

Política

A não permanência dele, conforme decisão pessoal, suscita rumores de que poderá vir a ser candidato a prefeito

Rubinho Bertolini é cogitado candidato a prefeito nas eleições municipais deste ano

Rubinho Bertolini é cogitado candidato a prefeito nas eleições municipais deste ano. Foto: Reprodução/Internet

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

Rubens de Médici Ito Bertolini, o Rubinho Bertolini, como é conhecido, deixou a equipe de Governo Municipal de Penápolis. Ele decidiu por não reassumir o cargo de Secretário de Desenvolvimento e Trabalho, na gestão do prefeito Caique Rossi (PSD)

Assim, ele foi o único de todos os secretários municipais não reconduzidos, após exoneração ocorrida no final do ano passado, para nova contratação agora na condição de Agentes Políticos, e não mais no regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Consta que Rubinho já havia comunicado ao prefeito, quando da última reunião do ano do secretariado, que muito provavelmente ele não retornaria à equipe após a exoneração.

Conforme apurado pela reportagem do INTERIOR, Rubinho teria sido o único a questionar a forma como a administração conduziu este processo de mudança de enquadramento no regime de trabalho dos secretários municipais.

Na edição do Diário Oficial do Município da última quarta-feira (10), foram publicadas todas as portarias de recondução aos cargos. Chamou a atenção não constar a de Bertolini. Somente na sexta-feira (12) ele oficializou junto ao prefeito o seu desligamento com o governo, pelo menos fazendo parte dos cargos de confiança.

A não permanência dele, conforme decisão pessoal, suscita rumores de que poderá vir a ser candidato a prefeito, justamente concorrendo contra Caique, que vai tentar a reeleição. Bertolini deixa o governo para não se comprometer com os projetos do atual prefeito. Ele poderia deixar a secretaria com 6 meses do prazo da eleição, que seria em abril, mas optou em se desligar agora.

Rubinho já foi candidato a prefeito em duas eleições, sendo que na de 2020 ficou e terceiro lugar. Ele chegou a ser prefeito interino por 4 meses no início de 2017, até o retorno do prefeito eleito, Célio de Oliveira, que conseguiu garantir sua reeleição que correu sub judice no Tribunal Superior Eleitoral.

Ele também já foi assessor parlamentar de deputado federal.

O cargo de secretário de Desenvolvimento e Trabalho tem seu preenchimento por indicação, a critério do prefeito, pelo Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) Penápolis. Foi assim com o primeiro titular da pasta, Fábio Ferracini, que para disputar a eleição de deputado estadual deixou a equipe de governo. O prefeito Caique, quando convidou Rubinho, apenas consultou a diretoria do Sincomercio para saber se havia alguma objeção, não ocorrendo nenhum obste.

PROJEÇÃO

Seu nome também circulou nos bastidores da política local, como provável candidato a vice-prefeito numa composição com Caique. Mas essa possibilidade também estaria descartada, ao menos neste momento.

Rubinho está filiado ao Republicanos, mesmo partido do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Contudo, há filiados no diretório municipal que estão divididos quanto a uma candidatura própria a prefeito.

No grupo político há apoiadores do atual prefeito. Um dos casos é a própria vereadora Dona Vilma, que é servidora municipal, e dizem não estaria disposta a estar contra o Paço na disputa eleitoral.

O ex-secretário de Desenvolvimento disse que o momento agora é de reorganizar o seu trabalho, ele que é advogado, e tem experiência de duas passagens pela Câmara de Vereadores, e duas tentativas na disputa pela Prefeitura Municipal. Rubinho foi assessor de parlamentar federal.

Com circulação no público evangélico, e com sua passagem de prefeito interino, ganhou popularidade e simpatia de parcela do eleitorado. Como prossegue com seu trabalho de bastidores em contatos com os diversos segmentos, há um credenciamento natural para uma nova candidatura ao Paço.


NOVIDADE

Além do não retorno do secretário Rubinho Bertolini, houve mudanças em dois cargos de Chefias. O primeiro foi a exoneração de Antenor Campagnollo do cargo de Chefe do Serviço do Abastecimento da Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, a partir de 30 de dezembro de 2023.

Surpresa ficou por conta da nomeação da pastora Grazielli Aparecida Gruppo Leite, como Chefe do Serviço de Desenvolvimento e Apoio a Produção Agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

Este cargo havia ficado vago, com a exoneração ocorrida no final de dezembro, da então titular, Creuza Hidalgo. A ex-servidora era uma pessoa muito próxima ao prefeito. A motivação da exoneração da ex-cargo de confiança não foi divulgada.

Já o coronel Daniel Barbosa Rodrigueiro, espécie de um “curinga” dentro da atual gestão, que é secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, continuará acumulando também a função de Secretário de Governo. Este acúmulo de função não resulta em benefícios salariais, ou seja, ele acumula secretaria, mas recebe apenas por uma ocupação.

Os reconduzidos em suas secretarias foram:

- Administração: Pablo Ambrósio Ianela;

- Trânsito: Daniel Barbosa Rodrigueiro (que acumula a Secretaria de Governo)

- Comunicação: José Eduardo de Andrade Carvalho;

- Planejamento: Rosangela Vecchia;

- Agricultura: Edison Ribeiro de Almeida;

- Cultura: Lucas Casella;

- Esportes: Leandro Tomaz Perez;

- Obras: Fernando Pedro Rosa;

- Desenvolvimento Social: Pedro Luis Menti Sanchez;

- DAEP: Carlos Alberto Bachiega.

Dos outros 5 cargos de primeiro escalão, a presidência do Fundo Social de Solidariedade não recebe salário, motivo pelo qual não houve exoneração. O cargo atualmente é exercida pela mãe do pefeito Caique, a Baíta Rossi.


PERMANÊNCIAS

Já as secretarias de Saúde, Finanças e Educação são ocupadas por funcionários de carreira, também não precisando que ocorresse exoneração dos secretários para alteração do estatuto de contratação.

Na Saúde, o secretário é o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho; na Finanças está Maria Emilia Pereira de Souza e na Educação a professora Neira Maria Pinheiro.

Maria Emilia retornou na última semana, após circular ruores de que não ficaria mais na equipe de governo.

Também foram reconduzidos seguintes chefes de serviços:

- Chefe do Serviço de Avaliação, Desempenho e Promoção: Pedro Paulo Fernandes;

- Chefe do Serviço de Manutenção e Transportes: Pedro Manoel da Silva Neto;

- Chefe do Serviço de Transporte de Ambulância: Luiz Alberto Vieira Bonfim;

- Chefe do Serviço de Iniciação ao Trabalho: Claudio de Souza dos Santos;

- Chefe do Serviço do INCRA: Tânia Maria Mariano.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.