Rubinho Bertolini tem confirmada em convenção sua candidatura a prefeito de Penápolis pelo Republicanos
Política
Ele terá de vice o também advogado Flávio Eid; partido concorre isoladamente, sem coligações
Gilson Ramos 13/09/2020Cogitado nos últimos dias como uma possibilidade, neste sábado (12), tornou-se realidade. O advogado, pastor evangélico e vereador Rubinho Bertolini (Republicanos) teve seu nome confirmado para disputar no voto a eleição para a Prefeitura neste ano. A eleição municipal será em 15 de novembro.
A convenção eleitoral presencial da comissão provisória municipal do partido ocorreu no período da manhã no plenário da Câmara de Vereadores. O seu vice será o também advogado Flávio Medeiros Eid, do mesmo partido. O grupo definiu ainda os 20 candidatos a vereadores e seus números, bem como a aprovação de que estará concorrendo isoladamente, sem coligações.
TRAJETÓRIA
Rubens de Médici Ito Bertolini foi prefeito interino de Penápolis de 1º de Janeiro a 12 de maio de 2017, quando foi eleito presidente da Câmara. Naquele momento, a eleição do prefeito reeleito Célio de Oliveira estava sub judice, tendo assegurada a sua eleição e posse no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em Brasília.
Ele é filho do ex-vereador já falecido Rubens Armando Bertolini, de família tradicional de imigrantes Italianos, numerosa e muito benquista na sociedade penapolense. Também é descendente japonês. Bertolini já disputou uma eleição para prefeito em 2012, pelo PDT, tendo ficado em 4º lugar com 2.436 votos. Nos anos seguintes foi assessor Jurídico do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) e da Câmara de Vereadores.
Em 2016, concorrendo pelo partido Solidariedade a uma das 13 vagas do Poder Legislativo, foi o 5º candidato mais votado, com 708 votos. Na interinidade, fez aliança com o PSD, que havia perdido a eleição. Sua breve gestão foi marcada pela redução do número de secretarias e de gastos públicos, com o slogan “fazer mais com menos”. Terminou e inaugurou obras públicas e conquistou diversos convênios para o município.
Com a decisão do TSE de legitimar a eleição de Célio, Bertolini retornou para a Câmara, reassumindo a presidência até o final do biênio 2017/2018, sendo sucedido pelo atual presidente, Ivan Eid Sammarco, agora no Democratas.
VICE
Na convenção, o Republicanos fechou em chapa única, escolhendo e aprovando nomes dos candidatos que disputarão as eleições municipais majoritárias. O vice já teve experiência de participação na eleição municipal, concorrendo pela primeira vez em 2016.
Na disputa de uma cadeira na Câmara de Vereadores pelo PPS, recebeu 389 votos, sendo o 20º candidato mais votado naquela eleição. Eid teve curta participação na administração interina de Bertolini, passando pela presidência do Daep.
CONVENÇÕES
Os partidos políticos tem prazo de até esta próxima quarta-feira (16) para realizar suas convenções municipais. Conforme de conhecimento do INTERIOR, o primeiro a ter as chapas oficializadas foi o prefeitável Caíque Rossi (PSD) com sua vice Dra. Mirela Fink (Podemos).
Os partidos aliados - PSD, Podemos e Avante - fizeram suas convenções de forma online na sexta-feira, dia 11, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os partidos disputam as eleições municipais com chapas completas para vereadores.
A coligação terá o nome “Sua voz, nossa vez”. Neste domingo (13), será a vez dos partidos MDB, PSDB, DEM e Cidadania realizarem suas convenções e firmarem alianças pelas candidaturas majoritárias. Os aliados apoiam Feltrin (MDB) a prefeito e Benoninho (PSDB) a vice. Os partidos convocaram as convenções para o período da manhã, na Câmara de Vereadores.
Na terça-feira (15), o PT promove a sua convenção para oficializar as candidaturas a prefeito, vice e vereadores. Em “chapa pura” será confirmado o nome de Kadú Domingues a prefeito e Dr. Zeca Monteiro de vice. O INTERIOR não obteve informações quanto a possíveis outras convenções e candidaturas partidárias.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.