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Sacos de lixo se acumulam por ruas de Birigui após contrato com empresa vencer

Região

Atualmente, o município utiliza uma pá carregadeira para fazer o trabalho de forma improvisada

Sacos de lixo se acumulam por ruas de Birigui após contrato com empresa vencer

Sacos de lixo se acumulam por ruas de Birigui após contrato com empresa vencer. Foto: Cláudio Peron/TV TEM

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Moradores de Birigui (SP) reclamam do acúmulo de lixo espalhado por bairros da cidade. O problema surgiu após o contrato com a empresa que fazia a coleta terminar no domingo (9).

Atualmente, o município utiliza uma pá carregadeira para fazer o trabalho de forma improvisada. Contudo, a saída para tentar solucionar o problema não tem sido eficiente.

Segundo dona de casa Maria Eliza Nunes, moradora do Residencial Candeias, o problema com a coleta ocorre desde segunda-feira (10).

"Ontem seria dia o normal da coleta, mas também não passou, e o lixo amanheceu na rua. Os cachorros rasgam e fica mau cheiro. A gente que é morador tenta deixar limpo, mas está uma bagunça".

Para o analista de Tecnologia da Informação (TI) Thiago Fortuna Santos, morador da Vila Maria, o atraso na coleta de lixo causa inúmeros transtornos.

"Eu acordei, e o lixo estava todo espalhado na frente da minha casa. Fora isso, tem a situação dos moradores em situação de rua que também rasgam o lixo para pegar comida", conta.

Segundo a prefeitura, três caminhões são usados para fazer a coleta de lixo, mas dois quebraram no começo da semana, o que prejudicou o serviço.

No mês de abril, um contrato emergencial com a empresa foi publicado no Diário Oficial do Município. No documento, consta que o Prefeito Leandro Maffeis Milani autorizou a contratação da empresa, no valor de R$241,200 mil, objetivando a prestação de serviços de locação mensal de três caminhões para a coleta e destinação final de resíduos sólidos, pelo período de 90 dias, podendo ser prorrogado, se o caso.

Conforme o Diretor de Coleta e Tratamento, David Souza, a prefeitura corre contra o tempo para tentar solucionar o problema.

"Nós temos a questão de um novo contrato que estamos elaborando. Já estamos conversando com algumas empresas que aceitem mais esses 90 dias de contrato emergencial, e com isso, esperamos no máximo até domingo sanar esse problema, já contratando essa nova empresa vencedora do contrato emergencial aqui do município, para a coleta de lixo". (*) Por g1 Rio Preto e Araçatuba



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