FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Saeb 2021 segue aplicação até dia 8 em Penápolis e região

Educação

Previsão é que cerca de 6,8 milhões de estudantes sejam avaliados

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), com a logística e organização da Fundação Cesgranrio e o apoio operacional da Diretoria de Ensino – Região de Penápolis, estão organizando, desde 23 de novembro, da aplicação de testes e questionários em papel do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) 2021.

A previsão é que cerca de 6,8 milhões de alunos sejam avaliados até o dia 10 deste mês, em todo o Brasil, conforme agendamento, seguindo os protocolos de biossegurança preconizados para prevenção à Covid-19. Na região de Penápolis, as provas serão aplicadas até a próxima quarta-feira (8), pois nos dias 9 e 10 serão aplicadas as avaliações do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).

“Elas têm importância fundamental para a definição das políticas públicas visando a melhoria do ensino e da aprendizagem. A partir dos resultados das avaliações, são definidas metas, ações, programas, projetos e investimentos educacionais”, afirmou o dirigente regional de ensino, Lucinei Aparecido Euzébio.

Segundo o supervisor de ensino João Luís dos Santos, que coordena a aplicação das provas na região, em Penápolis, a aplicação ocorre em horário regular de aula para mais de quatro mil alunos, de 119 turmas de 45 escolas, distribuídas entre os oito municípios - Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Clementina, Luiziânia, Penápolis e Santópolis do Aguapeí.

O uso de máscara, cobrindo nariz e boca, tem sido obrigatório durante toda a avaliação, tanto para os alunos, quanto para os aplicadores. Também foi requisitado que cada estudante leve sua garrafa de água. Os aplicadores estão com um frasco de álcool em gel 70% para higienizar as mãos durante a aplicação. A aplicação do Saeb avaliará de forma censitária, ou seja, todos alunos devem ser avaliados, os estudantes das escolas públicas municipais e estaduais de 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3º ano do médio.

Essas mesmas etapas da educação básica serão avaliadas em formato amostral, nas escolas privadas em todo o país, por meio de sorteio, sendo que nenhuma escola privada de Penápolis participará do processo. Além de responderem ao questionário, os estudantes também fazem testes de língua portuguesa e matemática.


ATENDIMENTO

Conforme a portaria 250, de 5 de julho de 2021, do Ministério da Educação, os alunos com deficiência, transtornos globais ou específicos do desenvolvimento, síndromes ou outras necessidades especiais poderão participar do Saeb, desde que estejam devidamente registrados no Censo Escolar e que façam parte da população-alvo da avaliação.

O atendimento para esses alunos ocorrerá conforme as informações declaradas na pesquisa estatística e a viabilidade da escola. Caso necessite de atendimento com profissional especializado - ledor, transcritor, intérprete de Libras e/ou leitor labial -, a escola deverá providenciá-lo, assim como sala extra para atender ao aluno, conforme sua situação.

Nesse caso, a Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora, disponibilizará um aplicador extra para acompanhar e garantir que a avaliação ocorra de forma padronizada e sigilosa. Quanto aos alunos com baixa visão, o Inep disponibilizará prova e questionário adaptados - ampliados (fonte 18) ou superampliados (fonte 24) -, conforme a necessidade.


SAEB

O Saeb é um conjunto de avaliações em larga escala que permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de aspectos da qualidade educacional. A avaliação é composta por testes cognitivos e questionários, aplicados a cada dois anos em escolas da rede pública, e em uma amostra da rede privada.

Ele permite que as escolas e as redes estaduais e municipais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.